Exercício da parentalidade positiva pelos pais de crianças até três anos: construção e validação de escalas de medida

Autores

  • Maria da Saudade de Oliveira Custódio Lopes
  • Maria dos Anjos Coelho Rodrigues Dixe

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000400020

Palavras-chave:

Pais, Pátrio Poder, Educação Infantil, Psicometria, Medidas

Resumo

Os objetivos deste estudo foram descrever a construção e obtenção de algumas evidências de validade de três escalas multidimensionais em que os mesmos 30 itens, distribuídos por cinco dimensões, medem a autoperceção da confiança, das dificuldades e da necessidade de conhecimentos dos pais no exercício da parentalidade positiva, nos primeiros três anos da criança. O conteúdo das escalas resultou da literatura e de estudos exploratórios e foi validado por peritos. A análise da sua fidedignidade e validade, por meio de correlações de Pearson e coeficiente alfa de Cronbach, partiu dos resultados de um questionário aplicado a uma amostra não probabilística de 1.011 pais. Nas dimensões e itens, os valores de α situaram-se entre 0,769 e 0,890 e os de r foram >0,37; p<0,01. Concluiu-se que as escalas medem três variáveis que operacionalizam o exercício da parentalidade positiva, e a sua utilização permite direcionar o apoio de enfermagem.

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Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Exercício da parentalidade positiva pelos pais de crianças até três anos: construção e validação de escalas de medida. (2012). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 20(4), 787-795. https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000400020