Validação de mensagens persuasivas para promoção de atividade física entre coronariopatas

Autores

  • Roberto Della Rosa Mendez Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Ciências Médicas; Departamento de Enfermagem
  • Roberta Cunha Matheus Rodrigues Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Ciências Médicas; Departamento de Enfermagem
  • Thaís Moreira Spana Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Ciências Médicas; Departamento de Enfermagem
  • Marília Estevam Cornélio Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Ciências Médicas; Departamento de Enfermagem
  • Maria Cecília Bueno Jayme Gallani Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Ciências Médicas; Departamento de Enfermagem
  • Amalia Raquel Pérez-Nebra Centro Universitário de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000600002

Palavras-chave:

Enfermagem, Doença das Coronárias, Comunicação Persuasiva, Estudos de Validação, Atividade Motora

Resumo

OBJETIVO: validar o conteúdo de mensagens persuasivas para promover a caminhada entre pacientes com doença arterial coronária (DAC). As mensagens foram construídas com vistas ao fortalecimento/mudança da atitude do paciente em relação à caminhada. MÉTODO: a seleção dos argumentos persuasivos foi baseada nas crenças comportamentais (determinantes da atitude), relacionadas à caminhada. As mensagens foram construídas com base no Modelo de Probabilidade de Elaboração e submetidas à validade de conteúdo. RESULTADOS: os dados foram analisados por meio do índice de validade de conteúdo e pela importância atribuída pelos pacientes aos argumentos persuasivos das mensagens. As crenças comportamentais positivas (i.e. reforço positivo e negativo) e a autoeficácia foram os apelos considerados importantes pelos pacientes. As mensagens com evidências de validação serão testadas em estudo de intervenção para promoção da prática de atividade física entre pacientes com DAC.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Validação de mensagens persuasivas para promoção de atividade física entre coronariopatas . (2012). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 20(6), 1015-1023. https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000600002