Curativo de cateter central em simulador: efeito da presença do tutor ou da aprendizagem autoinstrucional

Autores

  • Milene Thaís Marmol Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Fernanda Titareli Merizio Martins Braga Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Livia Maria Garbin Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Lucimara Moreli Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Claudia Benedita dos Santos Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Emilia Campos de Carvalho Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000600016

Palavras-chave:

Tutoria, Simulação, Enfermagem, Cateteres

Resumo

OBJETIVO: comparar o desempenho de graduandos na realização do curativo do cateter venoso central semi-implantado, em simulador, com o auxílio do tutor ou de um guia autoinstrucional. MÉTODO: trata-se de estudo experimental, controlado, randomizado. A amostra foi composta por 35 alunos de graduação em enfermagem, que foram alocados em dois grupos, após assistirem a um aula expositiva dialogada e a um vídeo. Um grupo realizou o treino do procedimento com o tutor e o outro com o auxílio de um guia autoinstrucional. RESULTADOS: em relação ao conhecimento cognitivo, os dois grupos apresentaram desempenho menor no pré-teste, comparado ao pós-teste. O grupo com presença do tutor apresentou melhor desempenho na avaliação prática. CONCLUSÃO: a utilização de simulação, aliada à presença do tutor, mostrou ser uma estratégia de ensino mais efetiva do que a simulação dirigida por guia autoinstrucional. Avanços em simulação na área de enfermagem são de extrema importância e a figura do tutor merece destaque no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista o papel que esse profissional desempenha durante a aquisição de conhecimento e no desenvolvimento de pensamentos e atitudes críticos e reflexivos. (ClinicalTrials.gov Identifier: NCT 01614314).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Curativo de cateter central em simulador: efeito da presença do tutor ou da aprendizagem autoinstrucional . (2012). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 20(6), 1134-1141. https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000600016