Crianças como cuidadoras: revisão integrativa

Autores

  • Ana Sofia Filipe Marote Escola Superior de Enfermagem do Porto
  • Carla Andreia Pinto Escola Superior de Enfermagem do Porto
  • Marlene da Rocha Vieira Escola Superior de Enfermagem do Porto
  • Maria do Céu Aguiar Barbiéri-Figueiredo Escola Superior de Enfermagem do Porto
  • Pedro Miguel Nunes Pedrosa Escola Superior de Enfermagem do Porto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000600023

Palavras-chave:

Crianças, Adolescentes, Cuidadores, Cuidados de Enfermagem

Resumo

OBJETIVO: realizar uma revisão bibliográfica integrativa do tema "Crianças como Cuidadoras". Trata-se de tema emergente na prestação de cuidados de saúde que, contudo, se mantém pouco visível na literatura. METODOLOGIA: baseou-se numa pesquisa sobre nove bases de dados de artigos científicos, utilizando-se como descritores: child, young, caregivers, lay carer and nursing role, bem como os correspondentes em português. Foram analisados 21 artigos. RESULTADOS: foram organizados em seis categorias: fatores que motivam a criança a assumir o papel de cuidadora; caraterísticas dessas crianças; tarefas desempenhadas; tempo passado a cuidar; consequências da prestação de cuidados e papel do enfermeiro em relação a essas crianças e suas famílias. CONCLUSÃO: as crianças como cuidadoras são um foco de atenção relevante para a prática de enfermagem, representando esse tema uma oportunidade de investigação nos países de língua portuguesa, já que não foi encontrado qualquer artigo em português sobre o mesmo. Além disso, com este primeiro estudo em língua portuguesa, inicia-se um trabalho de criação bibliográfica que permita a sensibilização para o tema e a identificação das respostas a dar às famílias envolvidas, de acordo com as suas necessidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Crianças como cuidadoras: revisão integrativa . (2012). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 20(6), 1196-1205. https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000600023