A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias

Autores

  • Flávia Regina de Souza Ramos Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Enfermagem
  • Laura Cavalcanti de Farias Brehmer Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Enfermagem
  • Mara Ambrosina de Oliveira Vargas Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Enfermagem
  • Dulcinéia Ghizoni Schneider Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Laila Crespo Drago Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000700015

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Pesquisa em Educação de Enfermagem, Ética

Resumo

OBJETIVO: discutir as concepções de professores sobre a dimensão ética da formação do enfermeiro, com base nas relações estabelecidas entre ética, competências e perfil profissional, bem como identificar os espaços e estratégias para o ensino da ética nesse processo de formação. MÉTODO: estudo qualitativo, delineado como estudo de caso. Os dados foram coletados entre grupos focais, com professores de seis cursos de graduação de enfermagem de uma universidade do Estado de Santa Catariana, totalizando 50 sujeitos. Tomando-se como base o discurso dos professores, foram analisadas as concepções e mútuas relações entre competências profissionais, processo formativo e ética. RESULTADOS: os resultados foram organizados e exploram a discussão acerca das categorias temáticas: a ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros, as concepções de professores e espaços e estratégias para o ensino da ética na formação em enfermagem. CONCLUSÕES: o tema da ética mostrou-se transversal no processo formativo. O estudo evidenciou o desafio de se criar espaços e estratégias de ensino e fomenta a discussão acerca das novas demandas por mudanças colocadas às escolas, da qualificação do cenário do cuidado e do exercício da educação problematizadora e crítica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2013-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A ética que se constrói no processo de formação de enfermeiros: concepções, espaços e estratégias . (2013). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 21(spe), 113-121. https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000700015