Programação de ensino individualizado para ambiente virtual de aprendizagem: elaboração do conteúdo registro de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000700016Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Enfermagem, Pesquisa em Educação de Enfermagem, Registros de Enfermagem, Tecnologia EducacionalResumo
OBJETIVO: descrever o planejamento de conteúdo sobre registro de enfermagem para utilização em ambiente virtual de aprendizagem, fundamentado na Programação de Ensino Individualizado, recurso didático que utiliza princípios básicos da análise do comportamento. MÉTODO: foram especificados objetivos terminais, definidos os componentes intermediários para a consecução de cada objetivo terminal, assim como os requisitos antecedentes para cada componente intermediário. Ao fim desse processo, foram planejadas e organizadas as atividades de ensino em passos a serem desenvolvidos pelos aprendizes. RESULTADOS: ao desmembrar o conteúdo em comportamentos, sete categorias de ações emergiram: imparcialidade, organização, honestidade, objetividade, coerência, legibilidade e discernimento. CONCLUSÃO: a utilização da Programação de Ensino Individualizado, como recurso didático para o planejamento de conteúdo sobre registro de enfermagem, mostrou-se viável para identificar as unidades e módulos para o desenvolvimento do curso em ambiente virtual de aprendizagem, para profissionais de enfermagem.Downloads
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Publicado
2013-02-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Programação de ensino individualizado para ambiente virtual de aprendizagem: elaboração do conteúdo registro de enfermagem . (2013). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 21(spe), 122-130. https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000700016