Programação de ensino individualizado para ambiente virtual de aprendizagem: elaboração do conteúdo registro de enfermagem

Autores

  • Patrícia de Carvalho Nagliate Universidade Estadual do Piauí
  • Elyrose Sousa Brito Rocha Universidade Estadual do Piauí
  • Simone de Godoy Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Alessandra Mazzo Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Auxiliadora Trevizan Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Isabel Amélia Costa Mendes Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000700016

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Enfermagem, Pesquisa em Educação de Enfermagem, Registros de Enfermagem, Tecnologia Educacional

Resumo

OBJETIVO: descrever o planejamento de conteúdo sobre registro de enfermagem para utilização em ambiente virtual de aprendizagem, fundamentado na Programação de Ensino Individualizado, recurso didático que utiliza princípios básicos da análise do comportamento. MÉTODO: foram especificados objetivos terminais, definidos os componentes intermediários para a consecução de cada objetivo terminal, assim como os requisitos antecedentes para cada componente intermediário. Ao fim desse processo, foram planejadas e organizadas as atividades de ensino em passos a serem desenvolvidos pelos aprendizes. RESULTADOS: ao desmembrar o conteúdo em comportamentos, sete categorias de ações emergiram: imparcialidade, organização, honestidade, objetividade, coerência, legibilidade e discernimento. CONCLUSÃO: a utilização da Programação de Ensino Individualizado, como recurso didático para o planejamento de conteúdo sobre registro de enfermagem, mostrou-se viável para identificar as unidades e módulos para o desenvolvimento do curso em ambiente virtual de aprendizagem, para profissionais de enfermagem.

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Publicado

2013-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Programação de ensino individualizado para ambiente virtual de aprendizagem: elaboração do conteúdo registro de enfermagem . (2013). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 21(spe), 122-130. https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000700016