Efetividade de programas de educação e suporte na redução da sobrecarga de cuidadores de idosos com demência: revisão sistemática

Autores

  • Camila Manuela Marim Universidade Federal de São Paulo; Escola Paulista de Enfermagem
  • Valter Silva Universidade Federal de São Paulo; Escola Paulista de Enfermagem
  • Mônica Taminato Universidade Federal de São Paulo; Escola Paulista de Enfermagem
  • Dulce Aparecida Barbosa Universidade Federal de São Paulo; Escola Paulista de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000700033

Palavras-chave:

Demência, Cuidadores, Idoso, Enfermagem Geriátrica

Resumo

OBJETIVO: o objetivo deste estudo foi analisar a efetividade de programas de educação e suporte de cuidadores na redução de sua sobrecarga. MÉTODO: foi realizada uma revisão sistemática com consulta as bases Medline, Lilacs, Embase, Cochrane, Web of Science, SciELO e CINAHL. RESULTADOS: foram incluídos sete ensaios clínicos randomizados que comparavam o programa de educação ao cuidado usual, avaliando a sobrecarga do cuidador através da escala Burden Interview de Zarit. Após análise de sensibilidade, quatro estudos foram agrupados na metanálise, mostrando maior redução na sobrecarga do cuidador entre participantes de programas de educação e suporte, com significância estatística. CONCLUSÃO: as evidências, neste estudo, mostram que programas de educação e suporte são favoráveis para a redução da sobrecarga do cuidador quando comparados ao cuidado usual. Dessa forma, a inclusão desses programas em instituições voltadas para a assistência de idosos é efetiva e deve ser estimulada. Pode-se inferir ainda que esses programas devam contemplar o compartilhamento de estratégias de manejo não farmacológico dos sintomas psicológicos e comportamentais das demências.

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Publicado

2013-02-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Efetividade de programas de educação e suporte na redução da sobrecarga de cuidadores de idosos com demência: revisão sistemática . (2013). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 21(spe), 267-275. https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000700033