Avaliação de uma tecnologia educacional para a avaliação clínica de recém-nascidos prematuros

Autores

  • Luciana Mara Monti Fonseca WHO Collaborating Centre for Nursing Research Development
  • Natália Del'Angelo Aredes WHO Collaborating Centre for Nursing Research Development
  • Adriana Moraes Leite WHO Collaborating Centre for Nursing Research Development
  • Claudia Benedita dos Santos WHO Collaborating Centre for Nursing Research Development
  • Regina Aparecida Garcia de Lima WHO Collaborating Centre for Nursing Research Development
  • Carmen Gracinda Silvan Scochi WHO Collaborating Centre for Nursing Research Development

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000100011

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Enfermagem Neonatal, Prematuro, Validação de Programas de Computador

Resumo

OBJETIVO: Avaliar um programa de computador educacional, a partir da visão dos alunos, desenvolvido como uma ferramenta para auxiliar professores e estudantes no ensino e aprendizagem sobre o tema enfermagem neonatal. MÉTODO: O estudo consiste na avaliação de conteúdo e das simulações contempladas no programa de computador. No total, participaram 57 graduandos em enfermagem vinculados a cinco universidades públicas brasileiras. RESULTADOS: A avaliação de impressão geral do software foi altamente satisfatória, sendo que 82,4% da amostra caracterizaram o programa de computador como muito importante para o ensino. A maior parte do conteúdo foi avaliada como boa ou muito boa. Foram consideradas as sugestões e comentários dos participantes como cruciais para o aprimoramento e adequação do software em sua nova versão. CONCLUSÃO: Os resultados mostram que o produto está adequado para ser utilizado no ensino de enfermagem neonatal e capacitação de enfermeiros sobre a semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo, inserido no referencial pedagógico das metodologias ativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2013-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Avaliação de uma tecnologia educacional para a avaliação clínica de recém-nascidos prematuros . (2013). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 21(1), 363-370. https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000100011