Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado

Autores

  • Karina Dal Sasso Mendes WHO; Centre for Nursing Research Development
  • Orlando de Castro e Silva Junior Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Luciana da Costa Ziviani Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; Hospital das Clínicas
  • Fabiana Murad Rossin Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; Hospital das Clínicas
  • Márcia Maria Fontão Zago WHO; Centre for Nursing Research Development
  • Cristina Maria Galvão WHO; Centre for Nursing Research Development

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000100018

Palavras-chave:

Enfermagem, Transplante de Fígado, Ensino, Aprendizagem

Resumo

OBJETIVO: o estudo teve como objetivo analisar o conhecimento de candidatos sobre o processo de transplante de fígado, antes e depois da implementação de intervenção educativa. MÉTODOS: trata-se de estudo com delineamento de pesquisa quase-experimental, do tipo grupo único, antes e depois. A amostra final foi composta por 15 sujeitos. A coleta de dados da investigação, cuja duração foi de janeiro a março de 2010, ocorreu em três etapas, a saber: pré-teste, implementação da intervenção educativa (dois encontros) e pós-teste. RESULTADOS: os resultados evidenciaram ganho cognitivo significativo após a intervenção, com melhora no desempenho dos participantes. CONCLUSÕES: o estudo traz evidências de que a implementação de estratégia direcionada para educação de paciente pode aumentar o conhecimento de candidatos sobre o processo de transplante de fígado e, consequentemente, contribuir para o sucesso do tratamento.

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Publicado

2013-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado . (2013). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 21(1), 419-425. https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000100018