A utilização da música nas atividades educativas em grupo na Saúde da Família
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000200022Resumo
MÉTODOS: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido com 10 coordenadores de grupos, distribuídos em cinco unidades básicas de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os dados foram coletados de março a julho de 2009, com observação não participante no próprio grupo e entrevista semiestruturada com os coordenadores. As informações foram organizadas e categorizadas, segundo a análise temática. Para interpretação dos dados, utilizou-se, além dos referenciais teóricos sobre música, comunicação e educação em saúde, as concepções snyderianas. RESULTADOS: foram encontrados três núcleos temáticos: a dimensão afetiva da música, a dimensão recreativa da música e a dimensão reflexiva da música. CONCLUSÃO: observou-se uma tentativa de os coordenadores transporem as barreiras do patológico a partir do uso da música, considerando o grupo em sua integralidade. Este estudo indicou, como avanço para a produção do conhecimento, a necessidade de capacitação desses coordenadores por meio de oficinas e acompanhamento constante de suas práticas musicais.Downloads
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Publicado
2013-04-01
Como Citar
Silva, L. B., Soares, S. M., Silva, M. J. P. da, Santos, G. da C., & Fernandes, M. T. de O. (2013). A utilização da música nas atividades educativas em grupo na Saúde da Família . Revista Latino-Americana De Enfermagem, 21(2), 632-640. https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000200022
Edição
Seção
Artigos Originais