Competências emocionais no processo de ensinar e aprender em enfermagem na perspectiva das neurociências

Autores

  • Wilza Rocha Pereira Universidade Federal de Mato Grosso; Faculdade de Enfermagem
  • Mara Regina Rosa Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso; Faculdade de Enfermagem
  • Valéria Binato Santili Depes Universidade Federal de Mato Grosso; Faculdade de Enfermagem
  • Neuci Cunha Santos Universidade Federal de Mato Grosso; Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000300003

Resumo

OBJETIVO: compreender aspectos da interação que ocorre entre o sentir e o aprender na perspectiva das neurociências. MÉTODO: pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, feita em duas escolas de enfermagem públicas brasileiras. Os sujeitos da pesquisa foram docentes e discentes e, na coleta de dados, empregaram-se as técnicas do questionário, entrevista individual e grupo focal. RESULTADOS: os conhecimentos do funcionamento cerebral e diferentes estruturas implicadas nos aprendizados das competências cognitivas, técnicas, emocionais e relacionais podem ajudar o docente na sua tarefa de ensinar. CONCLUSÕES: pode-se contornar as dificuldades para aprender e é necessário, como docente, desenvolver estratégias de ensino baseadas nos novos conhecimentos das neurociências, para otimizar a aprendizagem dos alunos. Esses novos conhecimentos trazem elementos que contribuem para a formação do professor, facilitam o processo para aquele que aprende e tornam mais prazeroso o ensinar.

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Publicado

2013-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Competências emocionais no processo de ensinar e aprender em enfermagem na perspectiva das neurociências . (2013). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 21(3), 663-669. https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000300003