Expansão da educação superior no Brasil: ampliação dos cursos de graduação em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000300004Resumo
OBJETIVO: analisar a ampliação do número de cursos de graduação em enfermagem nas últimas duas décadas, frente ao movimento de expansão da educação superior no Brasil. Metodologia: foi realizada pesquisa documental sobre os marcos legais, que impulsionaram esse movimento, e pesquisa quantitativa, que descreveu a expansão do número de cursos de enfermagem. Os dados foram analisados por meio da análise temática (qualitativos) e da estatística descritiva (quantitativos). RESULTADOS: o discurso político-ideológico, presente nos documentos normativos que apontam a educação superior como possibilidade de transformação da realidade social, não vem se refletindo na área da enfermagem. A expansão dos cursos de enfermagem vem se dando de maneira desordenada, concentrada no setor privado e com desigualdade geográfica na distribuição desses cursos. CONCLUSÃO: não se observa preocupação com as necessidades locais, com a articulação entre o ensino, a pesquisa e extensão, fato esse que compromete a qualidade da formação das futuras enfermeiras.Downloads
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Publicado
2013-06-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Expansão da educação superior no Brasil: ampliação dos cursos de graduação em enfermagem . (2013). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 21(3), 670-678. https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000300004