Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares

Autores

  • Maria Célia de Freitas Universidade Estadual do Ceará; Departamento de Enfermagem
  • Maria Assunção Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro; Escola de Enfermagem Anna Nery

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000300014

Resumo

OBJETIVO: conhecer os elementos centrais das representações sociais de adolescentes de uma instituição de ensino médio pública sobre a pessoa idosa e a velhice. MÉTODO: participaram 172 adolescentes, entre 14 e 19 anos. Aplicou-se a técnica de evocação livre de palavras, através dos termos indutores pessoa idosa e velhice. RESULTADOS: os elementos centrais das representações significativamente construídos para pessoa idosa foram: respeito e desrespeito, 78; experiência, 49; cuidado, 32; sabedoria, 23; fragilidade, 19. Para velhice foram: doença, 51; aposentadoria, 27; experiência, 27; sabedoria, 19; rugas, 17. As representações sociais dos adolescentes estão fortemente marcadas por aspectos físicos, psicológicos e sociais com aspectos positivos e negativos sobre a velhice. CONCLUSÃO: concluiu-se pela necessidade de realização de atividades participativas de educação em saúde, de modo a conduzir os adolescentes à crítica e reflexão tanto sobre o envelhecimento como sobre a condição do velho na sociedade contemporânea.

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Publicado

2013-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares . (2013). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 21(3), 750-757. https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000300014