Educação permanente na estratégia saúde da família: repensando os grupos educativos

Autores

  • Cinira Magali Fortuna Universidade de Sao Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto
  • Silvia Matumoto Universidade de Sao Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto
  • Maria Jose Bistafa Pereira Universidade de Sao Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto
  • Celiane Camargo-Borges NHTV Breda University of Applied Sciences
  • Lauren Suemi Kawata Centro Universitario Barao de Maua
  • Silvana Martins Mishima Universidade de Sao Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000400022

Resumo

OBJETIVO: analisar a vivência de equipe de saúde da família em ressignificar o modo como desenvolvem grupos educativos. MÉTODO: grupos de discussão, sendo realizados vinte e seis encontros grupais quinzenais, com média de quinze profissionais de equipe de saúde da família durante o ano 2009. O material empírico constituiu-se da transcrição dos grupos, sendo realizada análise temática. RESULTADOS: dois temas foram desenvolvidos e explorados com base em discussões coletivas com a equipe: "a vivência e a coordenação de grupos" e "o processo de trabalho e os grupos educativos em um serviço-escola". CONCLUSÕES: a educação permanente em saúde, desenvolvida com a equipe, permitiu não somente aprendizagens sobre os grupos educativos formados com a população, como também contribuiu para a análise da equipe a respeito de suas próprias relações e de seu processo de trabalho, que é atravessado por instituições. Esse estudo contribui para o avanço do conhecimento científico quanto ao processo de educação permanente em saúde, assim como contribui para a realização de grupos educativos com a população. Destaca-se também o dispositivo de pesquisa utilizado, que propiciou reflexividade e análise por parte da equipe sobre o processo grupal vivenciado nos encontros, levando-os a se apropriar de conhecimentos, de forma significativa e transformadora.

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Publicado

2013-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Educação permanente na estratégia saúde da família: repensando os grupos educativos . (2013). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 21(4), 990-997. https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000400022