Distúrbios de saúde relacionados ao aprendizado de solda: avaliação de abordagem para comunicação de risco

Autores

  • Clarice Alves Bonow Universidade Federal do Pampa
  • Marta Regina Cezar-Vaz Universidade Federal do Rio Grande; Escola de Enfermagem
  • Lauro Roberto Witt da Silva Universidade Federal do Rio Grande; Escola de Enfermagem
  • Laurelize Pereira Rocha Universidade Federal do Rio Grande; Escola de Enfermagem
  • Claudia Turik Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.3094.2384

Resumo

OBJETIVO: avaliar a identificação de distúrbios de saúde autorreferidos por aprendizes de solda e analisar a intensidade da relação entre idade e tempo de experiência com os distúrbios de saúde autorreferidos pelos aprendizes, antes e depois da intervenção socioambiental de enfermagem. MÉTODO: trata-se de estudo quase-experimental, não randomizado, do tipo antes e depois, realizado com 86 aprendizes de solda de entidade privada. RESULTADOS: os resultados mostram diferença significativa para a diferença das médias pré e pós-teste e aumento da média pós-teste para o sistema cardiovascular, respiratório e tegumentar. Ainda, houve correlação negativa da idade dos aprendizes de solda com a identificação de distúrbios de saúde. CONCLUSÃO: a intervenção socioambiental de enfermagem propiciou informações de saúde sobre os distúrbios de saúde relacionados à atividade de solda. Tais informações possibilitaram aos aprendizes avaliar as informações e, mediante essas, autorreferir distúrbios de saúde.

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Publicado

2014-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Distúrbios de saúde relacionados ao aprendizado de solda: avaliação de abordagem para comunicação de risco . (2014). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 22(1), 43-50. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3094.2384