Competências em saúde global na visão de docentes de enfermagem de instituições de ensino superior brasileiras

Autores

  • Carla Aparecida Arena Ventura Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Isabel Amélia Costa Mendes Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Lynda Law Wilson University of Alabama; School of Nursing; Centre on International Nursing
  • Simone de Godoy Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Irene Tamí-Maury University of Texas; Department of Behavioral Science
  • Rosa Zárate-Grajales Universidad Nacional Autónoma de México; Escuela Nacional de Enfermería y Obstetricia
  • Susana Salas-Segura Universidad Nacional Autónoma de México; Escuela Nacional de Enfermería y Obstetricia

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.2996.2400

Resumo

OBJETIVOS: identificar a concordância de docentes vinculados a instituições de ensino superior brasileiras, quanto às competências em saúde global, necessárias para a formação do aluno de enfermagem, durante o curso de graduação, e se as competências eram contempladas no currículo atual da instituição em que atuavam. MÉTODO: estudo exploratório-descritivo, realizado com 222 docentes que responderam a versão brasileira do "Questionário sobre Competências Básicas Essenciais de Saúde Global", disponibilizado em formato eletrônico no website Survey Monkey. RESULTADOS: houve predomínio de doutores (75,8%), sexo feminino (91,9%) e faixa etária entre 40 e 59 anos (69,3%). A média e o desvio-padrão de todas as competências questionadas variaram de 3,04 (0,61) a 3,88 (0,32), sendo que a pontuação atribuída para cada competência foi de 1 "discordo totalmente" a 4 "concordo totalmente". Os resultados demonstraram nível de concordância satisfatório dos respondentes em relação às competências de saúde global. CONCLUSÕES: o estudo demonstrou alta média de concordância dos enfermeiros docentes de instituições de ensino superior brasileiras, quanto às competências em saúde global do questionário, e, também, que os currículos das instituições de ensino superior em que atuavam comtemplavam parcialmente algumas delas, sendo que as competências do domínio "Globalização da saúde e da assistência à saúde" são as menos contempladas.

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Publicado

2014-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Competências em saúde global na visão de docentes de enfermagem de instituições de ensino superior brasileiras . (2014). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 22(2), 179-186. https://doi.org/10.1590/0104-1169.2996.2400