Participação de adolescentes na Estratégia Saúde da Família a partir da Estrutura Teórico-Metodológica de uma Participação Habilitadora

Autores

  • Roberta Peixoto Vieira Faculdade Vale do Salgado
  • Sílvia Helena Pereira Gomes Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria de Fátima Antero Sousa Machado Universidade Regional do Cariri
  • Italla Maria Pinheiro Bezerra Faculdade de Juazeiro do Norte
  • Caroline Antero Machado Faculdade Maurício de Nassau

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.3182.2417

Resumo

OBJETIVO: avaliar a participação de adolescentes na Estratégia Saúde da Família, a partir da Estrutura Teórico-Metodológica de uma Participação Habilitadora. MÉTODO: estudo quantitativo, realizado de dezembro de 2010 a março de 2011, com 213 profissionais da Estratégia Saúde da Família, na região do Cariri, Ceará, Brasil. Os dados foram coletados através de questionário e organizados no Statistical Package for the Social Sciences, versão 18.0. RESULTADOS: o nível de Participação Normativa torna-se manifesto a partir da busca do adolescente pelo serviço de saúde, motivada pela doença (77,9%). A Participação Normativa + Independência aparece quando os mesmos buscam o pré-natal e o planejamento familiar. A Participação Emancipatória foi identificada através da frequência dos adolescentes em atividades de grupo, nas escolas, sendo observado um movimento em direção ao nível de Participação Transformadora. CONCLUSÃO: nesse contexto, entende-se que existe necessidade de estimular o processo participativo dos adolescentes para a mudança na promoção da saúde desse grupo.

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Publicado

2014-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Participação de adolescentes na Estratégia Saúde da Família a partir da Estrutura Teórico-Metodológica de uma Participação Habilitadora . (2014). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 22(2), 309-316. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3182.2417