Um modelo comportamental de doadores de sangue e estratégias de marketing para atração e fidelidade

Autores

  • Covadonga Aldamiz-echevarria Universidad del País Vasco; Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales; Departamento de Economia Financiera II
  • Maria Soledad Aguirre-Garcia Universidad del País Vasco; Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales; Departamento de Economia Financiera II

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.3398.2439

Resumo

OBJETIVO: analisar e propor um modelo teórico que descreva o processo de tomada de decisão dos doadores de sangue, com a finalidade de ajudar o pessoal que trabalha nos bancos de sangue (enfermeiras e outros), em seus esforços de captar e fidelizar os doadores. MÉTODO: análise de vários estudos sobre as motivações para doar sangue na Espanha, nos últimos seis anos, e estudo da literatura sobre o assunto, a experiência dos autores nos últimos 25 anos em mais de 15 organizações não governamentais, com diferentes níveis de responsabilidade, suas experiências como doadores de sangue e entrevistas informais desenvolvidas durante esses 25 anos. RESULTADOS: apresenta-se um modelo, incluindo diversos fatores internos e externos que influenciam o processo de doação de sangue, assim como as diferentes fases desse processo. CONCLUSÃO: o conhecimento do comportamento do doador de sangue permite o desenvolvimento de atividades de marketing que contribuem para aumentar o número de doadores e doações.

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Publicado

2014-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Um modelo comportamental de doadores de sangue e estratégias de marketing para atração e fidelidade . (2014). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 22(3), 467-475. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3398.2439