Princípio da integralidade do cuidado nos projetos político-pedagógicos dos cursos de Enfermagem

Autores

  • Daiana Kloh Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kenya Schmidt Reibnitz Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Enfermagem
  • Astrid Eggert Boehs Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Enfermagem
  • Antônio de Miranda Wosny Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Enfermagem
  • Margarete Maria de Lima Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.3381.2469

Resumo

Objetivo: o objetivo desta investigação foi conhecer os projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação em Enfermagem de Santa Catarina, de acordo com as propostas norteadoras do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, na perspectiva de formação dos profissionais, sob o eixo da integralidade. Método: pesquisa documental, de natureza qualitativa. Foram analisados nove projetos. Resultados: as escolas da Região Sul do Brasil estão gradativamente incorporando em seus projetos político-pedagógicos o arcabouço teórico-filosófico do Sistema Único de Saúde e das diretrizes curriculares para o curso de Enfermagem, na perspectiva do princípio da integralidade do cuidado. Algumas escolas seguem rigorosamente as diretrizes curriculares, outras conseguiram esboçar em seus projetos suas próprias leituras. Conclusão: percebe-se a carência do apoio pedagógico aos discentes na maioria das instituições de ensino.

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Publicado

2014-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Princípio da integralidade do cuidado nos projetos político-pedagógicos dos cursos de Enfermagem . (2014). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 22(4), 693-700. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3381.2469