Satisfação dos estudantes com as experiências clínicas simuladas: validação de escala de avaliação

Autores

  • Rui Carlos Negrão Baptista Universidade do Porto; Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
  • José Carlos Amado Martins Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Maria Fátima Carneiro Ribeiro Pereira Universidade do Porto; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
  • Alessandra Mazzo Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.3295.2471

Resumo

OBJETIVO: validar um instrumento de avaliação da satisfação dos estudantes de Enfermagem com as experiências clínicas simuladas. MÉTODO: uma escala de 17 itens foi aplicada a estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, depois de um conjunto de experiências clínicas simuladas. Realizada análise fatorial com rotação ortogonal Varimax, assim como a estimativa da consistência interna para determinar a validade da escala. RESULTADOS: com uma amostra de 181 estudantes, obteve-se elevada correlação de praticamente todos os itens com o total da escala, com um valor de alpha de 0,914. Os itens da escala foram divididos em três fatores: dimensão prática, dimensão realismo e dimensão cognitiva, com uma boa consistência interna de 0,89, 0,88 e 0,73, respetivamente. CONCLUSÃO: a escala cumpre os requisitos de validade, revelando elevado potencial para utilização em investigação.

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Publicado

2014-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Satisfação dos estudantes com as experiências clínicas simuladas: validação de escala de avaliação . (2014). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 22(5), 709-715. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3295.2471