Desenvolvimento e avaliação de objetos de aprendizagem sobre administração de medicamentos por via intramuscular

Autores

  • Lilian Mayumi Chinen Tamashiro Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Heloisa Helena Ciqueto Peres Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.3647.2472

Resumo

OBJETIVOS: desenvolver e avaliar um objeto de aprendizagem sobre administração de medicamentos por via intramuscular para graduandos de enfermagem e enfermeiros. MÉTODO: foram selecionados, de forma aleatória, intencional e não probabilística, enfermeiros de uma rede social brasileira de enfermagem e alunos do curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, para serem sujeitos da pesquisa e avaliadores do objeto. RESULTADOS: os participantes, oito enfermeiros e oito graduandos, estudaram o objeto e responderam a um instrumento de avaliação composto pelos critérios: aspectos educacionais (relevância do tema, objetivos e textos/hipertextos), interface do ambiente (navegabilidade, acessibilidade e design das telas) e recursos didáticos (interatividade e apresentação dos recursos). Obteve-se o total de 128 respostas significativas, sendo 124 (97%) respostas positivas, tendo sido o instrumento avaliado como excelente e satisfatório, considerado como um recurso flexível, dinâmico, objetivo e adequado ao processo de aprendizagem da enfermagem. CONCLUSÃO: a tecnologia educacional apresenta linguagem clara, de fácil compreensão, e o método de ensino poderia ser aplicado em outros temas, contribuindo para a formação e capacitação dos profissionais de enfermagem, impactando positivamente o ensino de enfermagem, estimulando o conhecimento, aprendizado autônomo e independente, alinhado às novas exigências de formação profissional.

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Publicado

2014-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Desenvolvimento e avaliação de objetos de aprendizagem sobre administração de medicamentos por via intramuscular . (2014). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 22(5), 716-723. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3647.2472