Validade do instrumento DISABKIDS® - Módulo Fibrose Cística para crianças e adolescentes brasileiros

Autores

  • Danielle Maria de Souza Serio dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Farmácia
  • Keila Cristiane Deon Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola Superior de Educação Física
  • Monika Bullinger Universitätsklinikum Hamburg-Eppendorf; Institut für Medizinische Psychologie
  • Claudia Benedita dos Santos Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.3450.2485

Resumo

OBJETIVO: validar o instrumento de mensuração de qualidade de vida relacionada à saúde DISABKIDS(r) - Módulo Fibrose Cística para crianças e adolescentes (versão self) brasileiros. MÉTODO: estudo metodológico no qual se considerou uma amostra com 113 participantes (54 meninas e 59 meninos, idade média de 11,91 anos e desvio-padrão=2,79) de três Estados brasileiros, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e do Distrito Federal, 51 deles provenientes do estudo-piloto e 62 participantes do estudo de campo. As respostas ao instrumento foram analisadas segundo distribuições de frequências em relação aos efeitos floor e ceiling, estatísticas alpha de Cronbach, coeficiente de Correlação Linear de Pearson, análise multitraço-multimétodo e análise fatorial confirmatória, segundo modelos de equações estruturais. RESULTADOS: o instrumento apresentou alto índice de consistência interna (verificado pelo alpha de Cronbach) e validade de construto, segundo análise multitraço-multimétodo. O instrumento DISABKIDS(r) - Módulo Fibrose Cística, versão self, manteve sua estrutura fatorial igual ao modelo originalmente proposto. CONCLUSÃO: a validação do instrumento encontra-se finalizada e aponta que a versão self está validada para o uso no Brasil e pode ser inserida na rotina de seguimento dessa população.

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Publicado

2014-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Validade do instrumento DISABKIDS® - Módulo Fibrose Cística para crianças e adolescentes brasileiros . (2014). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 22(5), 819-825. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3450.2485