Mulheres com câncer de mama em uso de quimioterápicos: sintomas depressivos e adesão ao tratamento

Autores

  • Bianca Fresche de Souza Universidade de São Paulo; Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Jéssica Andrade de Moraes Universidade de São Paulo; Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Aline Inocenti Prefeitura Municipal da Estância Turística de Batatais
  • Manoel Antônio dos Santos Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Ana Elisa Bauer de Camargo Silva Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Enfermagem
  • Adriana Inocenti Miasso Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Centre for Nursing Research Development; Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.3564.2491

Resumo

OBJETIVO: verificar em mulheres com câncer de mama, atendidas na farmácia da central de quimioterapia de um hospital universitário, sintomas depressivos e adesão aos quimioterápicos. MÉTODO: estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 112 mulheres em uso de quimioterápicos. Para coleta dos dados utilizaram-se a entrevista estruturada, norteada por roteiro contendo dados sociodemográficos, clínicos e terapêuticos, o teste de Morisky e o Inventário de Depressão de Beck. RESULTADOS: constatou-se que 12,50% e 1,78% das pacientes apresentaram "depressão moderada" e "grave", respectivamente, e, dessas, 10,59% não utilizavam antidepressivos. Houve associação estatisticamente significante entre graus de depressão e uso de antidepressivo. Identificou-se falta de adesão ao tratamento em 46,43% das participantes. CONCLUSÃO: os achados indicam a importância do rastreamento regular para sintomas depressivos e adesão ao quimioterápico em mulheres com câncer de mama, visando a detecção precoce, tratamento adequado centrado na paciente e melhor qualidade de vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2014-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Mulheres com câncer de mama em uso de quimioterápicos: sintomas depressivos e adesão ao tratamento . (2014). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 22(5), 866-873. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3564.2491