Síndrome de Burnout entre estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública

Autores

  • Jamila Geri Tomaschewski-Barlem Universidade Federal do Rio Grande
  • Valéria Lerch Lunardi Universidade Federal do Rio Grande
  • Guilherme Lerch Lunardi Universidade Federal do Rio Grande; Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
  • Edison Luiz Devos Barlem Universidade Federal do Rio Grande
  • Rosemary Silva da Silveira Universidade Federal do Rio Grande
  • Danielle Adriane Silveira Vidal Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.3254.2498

Resumo

OBJETIVO: investigar a síndrome de Burnout e sua relação com variáveis sociodemográficas e acadêmicas, entre estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Sul do Brasil. MÉTODO: estudo quantitativo, realizado com 168 estudantes, mediante a aplicação de uma adaptação do Maslach Burnout Inventory - Student Survey, validada para este estudo. Utilizou-se a análise descritiva e de variância para análise dos dados. RESULTADOS: constatou-se que os estudantes não apresentam a síndrome de Burnout, manifestando médias altas em exaustão emocional, baixas em descrença e altas em eficácia profissional; que estudantes mais jovens e que realizam atividades de lazer apresentam maior eficácia profissional, diferentemente de estudantes das séries iniciais e que não realizam atividades extracurriculares; conciliar trabalho e estudos influenciou negativamente apenas o fator eficácia profissional, enquanto a intenção de desistir do curso influenciou negativamente os fatores descrença e eficácia profissional. CONCLUSÃO: faz-se necessário o reconhecimento das situações que levam os estudantes à exaustão emocional, considerando a especificidade de seus ambientes de formação.

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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Síndrome de Burnout entre estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública . (2014). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 22(6), 934-941. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3254.2498