A formação do enfermeiro: contradições e desafios à prática pedagógica

Autores

  • Joelma Batista Tebaldi Pinto Santa Cruz State University
  • Alda Muniz Pepe Bahia Federal University

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000100018

Palavras-chave:

currículo, docentes, papel do profissional de enfermagem

Resumo

Este estudo aborda a temática currículo, prática pedagógica e formação do enfermeiro que, na atualidade, tem tomado espaço relevante no debate acadêmico. Assim, buscou-se conhecer empiricamente e descrever analiticamente a realidade acadêmica da formação do enfermeiro no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz. Trata-se de estudo descritivo, que pode proporcionar nova visão do problema, tendo tido o cuidado de observar, descrever e explorar aspectos da situação, interpretando a realidade, sem nela interferir para modificá-la, estando, conseqüentemente, aberto a novos estudos. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva com cálculo de freqüência simples e percentual. Sinteticamente, os resultados apontaram que os professores e alunos têm dificuldade em conceituar currículo. E o currículo estudado se caracteriza como do tipo coleção, com uma prática pedagógica voltada, predominantemente, para o modelo tradicional e, em conseqüência, a formação do enfermeiro continua tendo características do modelo biomédico-tecnicista.

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Publicado

2007-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A formação do enfermeiro: contradições e desafios à prática pedagógica. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(1), 120-126. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000100018