A prática educativa dos agentes comunitários de saúde à luz da categoria práxis

Autores

  • Carla Andrea Trapé University of São Paulo; College of Nursing
  • Cássia Baldini Soares University of São Paulo; College of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000100021

Palavras-chave:

educação em saúde, agente comunitário de saúde, programa saúde da família

Resumo

Este estudo teve como objetivos: analisar as concepções de educação em saúde que norteiam as práticas educativas dos agentes comunitários de saúde do Programa de Saúde da Família da Coordenadoria de Saúde da Subprefeitura do Butantã da cidade de São Paulo, e analisar o caráter dessas atividades educativas. A coleta de dados ocorreu por meio de grupos focais e entrevistas individuais com 39 agentes. Os procedimentos de análise seguiram as recomendações da análise temática, tendo a práxis como categoria de análise. Em relação à atividade teórica, componente da práxis, constatou-se que grande parte das concepções de educação em saúde se pautava na transmissão de informações normativas aprendidas com os técnicos de saúde. Essa atividade teórica acabou por guiar uma atividade prática característica da práxis reiterativa em que os agentes não participam do planejamento do processo de trabalho em saúde e não dominam o "objeto ideal", reproduzindo tarefas planejadas por outros.

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Publicado

2007-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A prática educativa dos agentes comunitários de saúde à luz da categoria práxis. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(1), 142-149. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000100021