Sobre a Revista

A revista Medicina (Ribeirao Preto), editada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em parceria com o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, objetiva propiciar o avanço e aprimoramento da prática da medicina multidisciplinar. É um periódico eletrônico com publicação trimestral que a partir de Janeiro de 2021 adota o sistema de publicação em fluxo contínuo (rolling pass). 

Publica artigos de pesquisas originais, relatos científicos (artigos de revisão e relatos de caso), ensaios, temas de ensino em saúde e gestão em organizações de saúde, além textos científicos divulgados em repositórios Preprints. A informação de que o texto é um Preprint deve constar em uma Carta de Apresentação ao editor, acompanhado do DOI e do nome do servidor em que se encontra depositado. Adota política de acesso aberto e a licença Creative Commons CC-BY, portanto os textos estão disponíveis para cópia e redistribuição em qualquer meio ou formato com a devida citação da fonte e autoria.

Está destinada primordialmente aos estudantes de graduação e pós-graduação, médicos residentes, assistentes e docentes do sistema médico-universitário, assim como profissionais das áreas afins à saúde como enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, educação física, entre outros.

As submissões são abertas e são aceitos manuscritos em português, inglês ou espanhol. O manuscrito na íntegra e os demais arquivos deverão ser enviados através da plataforma Open Journal Systems (OJS).

Sugerimos que os autores verifiquem as recomendações de boas práticas do Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos (ICMJE) antes de iniciar a submissão do material à revista.

Deverão ser seguidas as orientações da rede internacional The Equator Network para estruturar os diferentes tipos de relatos científicos. Tais diretrizes ajudam os autores a descreverem o estudo de forma mais completa a fim de serem avaliados pelos editores, revisores e leitores.

Todos os processos de revisão da Revista Medicina (Ribeirão Preto) são duplo-cegos e revisados por pares. Toda decisão editorial é independente, baseada exclusivamente no mérito acadêmico e na relevância científica, independentemente de sexo, raça, crença, etnia, instituição de origem ou qualquer outro fator não científico.

Os nomes e endereços informados para revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.