Sobre a Revista

Foco e escopo

A revista Medicina (Ribeirão Preto) editada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em parceria com o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto objetiva propiciar o avanço e aprimoramento da prática da medicina multidisciplinar.

A revista publica artigos de pesquisas originais além de outros tipos de relatos científicos (artigos de revisão e relatos de caso); ensaios, temas de ensino em saúde e gestão em organizações de saúde também são considerados para publicação.

Está destinada primordialmente aos estudantes de graduação e pós-graduação, médicos residentes, assistentes e docentes do sistema médico-universitário, assim como profissionais das áreas afins a saúde como (enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, educação física, entre outros).

 

Política de acesso livre

A revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Adotamos a licença Creative Commons CC-BY 4.0 e a política de acesso aberto. Portanto, os textos estão disponíveis para leitura, download, impressão e compartilhamento, com a devida citação da fonte e autoria. Assim, não é necessária permissão por parte dos autores ou editores.

Também, não são cobrados quaisquer encargos para a publicação de artigos na revista.

 

Taxas de publicação

Não são cobradas taxas para submissão e processamento dos artigos, exceto para a publicação de anais de congressos, conforme descrito adiante.

 

Periodicidade

O periódico Medicina (Ribeirão Preto) é uma revista eletrônica com publicação trimestral.