Recursos tecnológicos de apoio ao ensino na saúde
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p224-232Palavras-chave:
Tecnologia da Informação. Tecnologias da Informação e Comunicação. Educação a Distância. Educação em Saúde, Telessaúde.Resumo
A inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no universo da atenção à saúde tem conduzido a mudanças de métodos de ensino e de processos na assistência, gerando também novos conceitos, com destaque para o de eSaúde. No início do século XXI um conjunto de inciativas para apoio ao uso das TICs nos diversos contextos da área da saúde passa a ganhar corpo no Brasil, tendo como destaques, o Telessaúde Brasil Redes, UNA-SUS (Universidade Aberta do SUS) e RUTE (Rede Universitária de Telemedicina). O foco desses programas se concentra no aperfeiçoamento contínuo dos profissionais com finalidades de atualização, capacitação técnica, cursos de aperfeiçoamento e discussão de casos clínicos na área da saúde. O movimento da utilização das TICs também tem progredido em direção a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação, contudo ainda de forma limitada. Os recursos online e modelos de EAD que podem ser utilizados são muitos. Mas, ainda que várias instituições os ofereçam, há todo um entrono de planejamento educacional que precisa ser considerado. O papel da docência nesse contexto deve ser bem definido, para que as competências específicas para potencializar possíveis sucessos na utilização das TICs sejam desenvolvidas pelos docentes. Em uma análise com perspectiva institucional, evidencia-se a necessidade de estruturação de núcleos multiprofissionais como forma de apoio ao estudo, modelagem e implantação de estratégias e de programas que promovam uma utilização mais efetiva das TICs no cenário das ciências da saúde.Downloads
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Publicado
2015-06-08
Edição
Seção
Capítulos
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Como Citar
1.
Peres CM, Suzuki KMF, Azevedo-Marques PM de. Recursos tecnológicos de apoio ao ensino na saúde. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 8º de junho de 2015 [citado 6º de dezembro de 2024];48(3):224-32. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/104303