Emprego de simulações no ensino e na avaliação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p233-240Palavras-chave:
Simulação. Educação Médica. Ensino de Competências. Avaliação do Ensino/ Medicina. Ética.Resumo
No mundo todo atualmente busca-se, dentro da moderna ciência educacional médica, tecnologias e métodos de ensino aprendizagem realmente eficazes ao ensino de competências, que envolvam adequadamente as esferas cognitivas, comportamentais e psico-motoras.1 Mais ainda, é desejável a esse fim que se utilize de meios que, ativamente, promovam o desenvolvimento reflexivo do estudante em medicina espelhando o mais próximo possível a prática médica real. É fundamental que se assegure que o processo educacional respeite e garanta de forma inalienável e primordial a segurança física e emocional dos pacientes, no ensino e na assistência. Também é reconhecido largamente que comportamentos não podem ser adequadamente desenvolvidos através somente de memorização e reprodução da teoria médica e ou ética isoladamente. Este artigo pretende em nível introdutório apresentar e descrever o uso da Simulação como metodologia ativa de ensino, demonstrando seu potencial e suas limitações, contextualizando-a para o ensino e avaliação em áreas de saúde.Downloads
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Publicado
2015-06-08
Como Citar
1.
Iglesias AG, Pazin-Filho A. Emprego de simulações no ensino e na avaliação. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 8 de junho de 2015 [citado 28 de setembro de 2023];48(3):233-40. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/104308
Edição
Seção
Capítulos
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