Emprego de simulações no ensino e na avaliação

Autores

  • Alessandro G. Iglesias Universidade do Planalto Catarinense.
  • Antonio Pazin-Filho Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p233-240

Palavras-chave:

Simulação. Educação Médica. Ensino de Competências. Avaliação do Ensino/ Medicina. Ética.

Resumo

No mundo todo atualmente busca-se, dentro da moderna ciência educacional médica, tecnologias e métodos de ensino aprendizagem realmente eficazes ao ensino de competências, que envolvam adequadamente as esferas cognitivas, comportamentais e psico-motoras.1 Mais ainda, é desejável a esse fim que se utilize de meios que, ativamente, promovam o desenvolvimento reflexivo do estudante em medicina espelhando o mais próximo possível a prática médica real. É fundamental que se assegure que o processo educacional respeite e garanta de forma inalienável e primordial a segurança física e emocional dos pacientes, no ensino e na assistência. Também é reconhecido largamente que comportamentos não podem ser adequadamente desenvolvidos através somente de memorização e reprodução da teoria médica e ou ética isoladamente. Este artigo pretende em nível introdutório apresentar e descrever o uso da Simulação como metodologia ativa de ensino, demonstrando seu potencial e suas limitações, contextualizando-a para o ensino e avaliação em áreas de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro G. Iglesias, Universidade do Planalto Catarinense.

Médico formado na FMRP-USP; Especialista em Cardiologia; Pós-Graduando no Programa de Ensino em Saúde da FMRPUSP. Professor Tutor, Professor do Ambulatório de Clínica Médica e Coordenador do Laboratório de Práticas Profissionais do Curso de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense.

Antonio Pazin-Filho, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Professor Associado II da Divisão de Emergências Clínicas do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Coordenador do Laboratório de Simulação da FMRP-USP.

Downloads

Publicado

2015-06-08

Como Citar

1.
Iglesias AG, Pazin-Filho A. Emprego de simulações no ensino e na avaliação. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 8 de junho de 2015 [citado 15 de agosto de 2022];48(3):233-40. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/104308

Edição

Seção

Capítulos
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>