A Metodologia da Problematização (MP) como estratégia de integração ensino-serviço em cursos de graduação na área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p241-248Palavras-chave:
Ensino Superior, Aprendizagem Ativa. Metodologia da Problematização. Saúde /Educação Superior.Resumo
A formação de profissionais para atuar na área da saúde deve superar o modelo tradicional de educação centrado no paradigma cartesiano/flexneriano, fixado na fragmentação e especialização do conhecimento. A graduação em saúde precisa alcançar estratégias de ensino-aprendizagem que possibilitem a construção coletiva dos conhecimentos, a permanente integração teoria-prática referenciada na realidade social concreta. Tomando a perspectiva das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, o objetivo deste artigo é apresentar e discutir a Metodologia da Problematização (MP) como estratégia políticopedagógica de aproximação à realidade e construção da autonomia na formação de profissionais da saúde. Além disso, apresenta as diferenças entre a MP a utilização de outras formas de problematização e solução de problemas como estratégia de ensino. Finalmente discute os limites e possibilidades do método.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-06-08
Edição
Seção
Capítulos
Licença
Como Citar
1.
Vieira MNCM, Panúncio-Pinto MP. A Metodologia da Problematização (MP) como estratégia de integração ensino-serviço em cursos de graduação na área da saúde. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 8º de junho de 2015 [citado 6º de outubro de 2024];48(3):241-8. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/104310