Ensino clínico em cenários reais de prática

Autores

  • Marcos C Borges Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Gustavo Frezza Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
  • Cacilda da Silva Souza Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
  • Valdes Roberto Bollela Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p249-256

Palavras-chave:

Educação Médica. Hospitais de Ensino. Educação Médica Continuada. Preceptores. Ambulatório Hospitalar. Enfermaria.

Resumo

O ensino clínico em cenários reais de prática é um componente essencial da educação na área da saúde. Ele estimula e garante que os estudantes aprendam sobre a prática profissional, sendo um dos mais efetivos meios para o desenvolvimento de habilidades clínicas, particularmente anamnese, exame físico, comunicação, ética, atitude humanística e profissionalismo. Tradicionalmente, enfermarias e ambulatórios, supervisionados por professores clínicos (preceptores), são os locais mais utilizados para o ensino clínico. Porém, apesar da excelente capacitação para a prática profissional, a grande maioria dos preceptores pode ter limitações para o ensino clínico. Assim, para que se atinja um nível de qualidade satisfatória no ensino clínico é necessário tanto a diversificação dos cenários reais de prática como o desenvolvimento do corpo docente. Este artigo aborda os desafios do ensino clínico nos cenários reais de prática e apresenta modelos e estratégias para professores e alunos qualificarem esta atividade dentro e fora do hospital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos C Borges, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Docente, Divisão de Emergências Clínicas, Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FMRP-USP)

Gustavo Frezza, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Médico Assistente do Hospital das Clínicas da FMRP-USP. Divisão de Nefrologia

Cacilda da Silva Souza, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Docente, Divisão de Dermatologia, Departamento de Clínica Médica, FMRP-USP

Valdes Roberto Bollela, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Docente, Divisão de Infectologia, Departamento de Clínica Médica, FMRP-USP

Downloads

Publicado

2015-06-08

Como Citar

1.
Borges MC, Frezza G, Souza C da S, Bollela VR. Ensino clínico em cenários reais de prática. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 8 de junho de 2015 [citado 27 de novembro de 2021];48(3):249-56. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/104313

Edição

Seção

Capítulos
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)