Integração curricular: um desafio para os cursos de graduação da área da Saúde
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p265-272Palavras-chave:
Educação em Saúde. Educação Médica. Currículo.Resumo
Com a expansão da educação superior, em especial na área da saúde, tem havido uma forte demanda para a formação de professores e gestores educacionais para os cursos superiores desta área no Brasil. Além disto, existe a real necessidade de formação de profissionais da saúde competentes para a o exercício profissional, reflexivos e cientes de suas responsabilidades junto a sociedade brasileira. Dentre as várias recomendações existentes para uma adequada organização curricular dos cursos da saúde, uma que se destaca de forma fundamental é a integração curricular das disciplinas, áreas e ciclos profissionais. Todos sabemos que a prática profissional acontece de maneira integrada, porém ainda é muito frequente observarmos cursos inteiros de graduação em que os estudantes aprendem de maneira fragmentada em unidades de ensino isoladas. Esse artigo pretende, de forma sintética e didática, apresentar aos docentes e estudantes interessados em educação e planejamento curricular dos cursos da área da saúde conceitos e estratégias eficazes para viabilizar propostas de ensino integrado na saúde.Downloads
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Publicado
2015-06-08
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Capítulos
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Como Citar
1.
Iglésias AG, Bollela VR. Integração curricular: um desafio para os cursos de graduação da área da Saúde. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 8º de junho de 2015 [citado 13º de outubro de 2024];48(3):265-72. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/104318