Integração curricular: um desafio para os cursos de graduação da área da Saúde

Autores

  • Alessandro Giraldes Iglésias Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
  • Valdes Roberto Bollela Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p265-272

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Educação Médica. Currículo.

Resumo

Com a expansão da educação superior, em especial na área da saúde, tem havido uma forte demanda para a formação de professores e gestores educacionais para os cursos superiores desta área no Brasil. Além disto, existe a real necessidade de formação de profissionais da saúde competentes para a o exercício profissional, reflexivos e cientes de suas responsabilidades junto a sociedade brasileira. Dentre as várias recomendações existentes para uma adequada organização curricular dos cursos da saúde, uma que se destaca de forma fundamental é a integração curricular das disciplinas, áreas e ciclos profissionais. Todos sabemos que a prática profissional acontece de maneira integrada, porém ainda é muito frequente observarmos cursos inteiros de graduação em que os estudantes aprendem de maneira fragmentada em unidades de ensino isoladas. Esse artigo pretende, de forma sintética e didática, apresentar aos docentes e estudantes interessados em educação e planejamento curricular dos cursos da área da saúde conceitos e estratégias eficazes para viabilizar propostas de ensino integrado na saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Giraldes Iglésias, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Médico cardiologista formado na FMRP-USP, professor do Curso de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), doutorando do Programa de Pós- graduação em Ensino Médico da FMRP-USP.

Valdes Roberto Bollela, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Docente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP)

Downloads

Publicado

2015-06-08

Como Citar

1.
Iglésias AG, Bollela VR. Integração curricular: um desafio para os cursos de graduação da área da Saúde. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 8 de junho de 2015 [citado 30 de novembro de 2021];48(3):265-72. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/104318

Edição

Seção

Capítulos
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)