O estudante universitário: os desafios de uma educação integral

Autores

  • Maria Paula Panúncio-Pinto Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Maria de Fátima Aveiro Colares Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p273-281

Palavras-chave:

Atenção ao Estudante. Acolhimento a Alunos Ingressantes. Educação Integral. Tutoria. Mentoring.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir aspectos ligados a ações e programas de atenção ao estudante universitário. Especificamente em relação às profissões da área da saúde, o texto discute as mudanças ocorridas nas ultimas décadas, e o aumento das expectativas da sociedade sobre o estudante, o que tem levado os cursos à constante revisão de objetivos e métodos. Além disso, discute as peculiaridades do período da vida que corresponde ao ingresso na universidade e todas as novas e complexas demandas que o estudante deve enfrentar ao ingressar num curso superior. Essa convergência de novas situações vai além dos desafios relativos ao processo ensino-aprendizagem, e envolve a mobilização de muitos recursos por parte do estudante para adaptar-se. Todos esses esforços podem ter impacto em seu rendimento acadêmico e em sua saúde e qualidade de vida. Para melhor situar os aspectos ligados ao desenvolvimento do adulto jovem no contexto da Universidade, as autoras apresentam o construtivismo social e a perspectiva do curso de vida, como alternativas teóricas que abordam a complexidade dessa situação. Finalmente, apresentam as possibilidades dos programas de apoio ao estudante, exemplificando com as experiências em curso na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto: o Centro de Apoio Educacional e Psicológico, que além de ofertar atenção clínica (psicológica e pedagógica), mantém iniciativas de pesquisa e um Programa de Tutoria Institucional, para acolher os alunos ingressantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Paula Panúncio-Pinto, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Professora Doutora do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP.

Maria de Fátima Aveiro Colares, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Psicóloga do Centro de Apoio Educacional e Psicológico (CAEP) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP.

Downloads

Publicado

2015-06-08

Como Citar

1.
Panúncio-Pinto MP, Colares M de FA. O estudante universitário: os desafios de uma educação integral. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 8 de junho de 2015 [citado 21 de janeiro de 2022];48(3):273-81. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/104320

Edição

Seção

Capítulos
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)