Sentidos do sofrimento no contexto da atenção primária.

Autores

  • Josenaide E. dos Santos Universidade de Brasília.
  • Lenora Gandolf Universidade de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i4p321-327

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde. Sofrimento Psíquico. Transtorno de Somatização. Clínica Médica.

Resumo

Objetivo. Compreender os sentidos que os usuários da atenção primária atribuem ao sofrimento. Métodos. Construcionismo social, entrevista semiestruturada, com 10 usuários. Análise por meio do mapa de associação de ideias. Resultados. Os sentidos surgidos nas narrativas em três dimensões: Experiências e vivências com o luto; Sintomas sem explicação médica e intervenção medicamentosa. O sentido retratado pelos usuários assinalando a transformação da dor física em dor moral do luto, e desta em sofrimento (ansiedade e depressão). Conclusão. Estratégias terapêuticas distintas para lidar com as formas de sofrimentos apresentados, que contemplem a necessidade do usuário da atenção primária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Josenaide E. dos Santos, Universidade de Brasília.
    Formação em Psicologia, Especialização em Saúde Mental e Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor da Universidade de Brasília.
  • Lenora Gandolf, Universidade de Brasília.
    Formação em Medicina, mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo, doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor pesquisador pleno da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2015-12-11

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Santos JE dos, Gandolf L. Sentidos do sofrimento no contexto da atenção primária. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 11º de dezembro de 2015 [citado 19º de abril de 2024];48(4):321-7. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/108139