Inovação metodológica na integração ensino-serviço na educação médica

Autores

  • Maria Cristina A. de Souza Universidade Severino Sombra
  • Elisa Maria A. da Costa Universidade Severino Sombra
  • Marcos Antônio Mendonça Universidade Severino Sombra
  • Sebastião J. da C. Gonçalves Universidade Severino Sombra
  • João Carlos de S. Côrtes Júnior Universidade Severino Sombra e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcos Alex M. da Silva Universidade Federal Fluminense. Campus Nova Friburgo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v49i3p284-291

Palavras-chave:

Atenção à Saúde. Sistema Único de Saúde. Serviços de Saúde

Resumo

As escolas médicas vêm buscando novos cenários de ensino e de aprendizagem, atendendo aos princí- pios do Sistema Único de Saúde (SUS) e às Diretrizes Curriculares Nacionais. O objetivo deste artigo é descrever a experiência otimizadora da integração ensino-serviço na educação médica, promovida pela adoção de estratégias metodológicas inovadoras instituídas pela disciplina Prática de Integração EnsinoServiço-Comunidade (PIESC), conteúdo curricular do Curso de Medicina da Universidade Severino Sombra (USS), em Vassouras, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Metodologia e resultados: relato da experiência decorrente da realização de visitas à rede pública de saúde do município, ocasião em que os alunos constataram a diversidade dos serviços disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos distintos níveis de complexidade e sua interligação em rede - essencial para resolutividade da atenção à saúde. Conclusões: a inovação pedagógica permitiu que os alunos compreendessem a rede de servi- ços oferecidos pelo SUS e construíssem conhecimento a partir da problematização da realidade observada acerca da assistência à saúde oferecida à população. A estratégia metodológica contribuiu para a integração ensino-serviço, imprescindível à formação de profissionais com visão ampliada da saúde

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Cristina A. de Souza, Universidade Severino Sombra
    Docente. Doutora. Curso de Medicina. Docente do Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas em Saúde. Universidade Severino Sombra (USS), Vassouras/RJ
  • Elisa Maria A. da Costa, Universidade Severino Sombra
    Docente. Mestre. Curso de Medicina. Universidade Severino Sombra (USS), Vassouras/RJ
  • Marcos Antônio Mendonça, Universidade Severino Sombra
    Docente. Mestre. Curso de Medicina. Universidade Severino Sombra (USS), Vassouras/RJ
  • Sebastião J. da C. Gonçalves, Universidade Severino Sombra
    Docente. Mestre. Curso de Medicina. Universidade Severino Sombra (USS), Vassouras/RJ
  • João Carlos de S. Côrtes Júnior, Universidade Severino Sombra e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
    Docente. Doutor. Curso de Medicina. Universidade Severino Sombra (USS), Vassouras/RJ e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Marcos Alex M. da Silva, Universidade Federal Fluminense. Campus Nova Friburgo
    Docente. Doutor. Curso de Medicina. Universidade Federal Fluminense. Campus Nova Friburgo/RJ

Downloads

Publicado

2016-06-08

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde

Como Citar

1.
Souza MCA de, Costa EMA da, Mendonça MA, Gonçalves SJ da C, Côrtes Júnior JC de S, Silva MAM da. Inovação metodológica na integração ensino-serviço na educação médica. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 8º de junho de 2016 [citado 19º de abril de 2024];49(3):284-91. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/120287