Infecções respiratórias virais em pacientes imunodeprimidos

Autores

  • Otávio A. L. Cintra Departamento de Puericultura e Pediatria do Hospital das Clínicas
  • Eurico Arruda Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v32i2p129-137

Palavras-chave:

Infecções Respiratórias. Imunodeficiência. HIV.

Resumo

As infecções agudas, causadas por vírus respiratórios são as mais freqüentes da humanidade. Os vírus respiratórios comuns vêm sendo, progressivamente, mais implicados como causa de infecções respiratórias potencialmente graves em pacientes imunodeprimidos. O presente trabalho faz uma breve revisão dos aspectos clínicoepidemiológicos de infecções respiratórias virais, enfatizando sua importância em pacientes com função imune comprometida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio A. L. Cintra, Departamento de Puericultura e Pediatria do Hospital das Clínicas

 

Médico Assistente do Departamento de Puericultura e Pediatria do Hospital das Clínicas 

 

Eurico Arruda, Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

Professor de Virologia do Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

Downloads

Publicado

1998-06-30

Como Citar

1.
Cintra OAL, Arruda E. Infecções respiratórias virais em pacientes imunodeprimidos. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de junho de 1998 [citado 2 de março de 2024];32(2):129-37. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/12687

Edição

Seção

Simpósio: Virologia Médica II
Bookmark and Share