Vírus brasileiros da família bunyaviridae

Autores

  • Luiz Tadeu M. Figueiredo Docente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v32i2p154-158

Palavras-chave:

Bunyaviridae

Resumo

Os vírus brasileiros da família Bunyaviridae são vírus RNA, isolados principalmente na Região Amazônica, pertecentes aos gêneros Bunyavirus, Hantavirus e Phlebovirus. A grande maioria destes vírus são transmitidos por mosquitos e flebótomos, exceto os Hantavirus que têm transmissão relacionada à inalação de aerossóis dos excretas de roedores. A estrutura, a composição e o mecanismo de replicação dos Bunyaviridae são brevemente revistos neste trabalho. Também, são analisados aspectos epidemiológicos e clínicos das doenças causadas pelos seguintes Bunyaviridae brasileiros: Oropouche, Apeú, Caraparu, Marituba, Guaroa, Tacaiuma, Guamá, Maguari, Candiru e Hantavirus.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Tadeu M. Figueiredo, Docente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP).

    Docente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

1998-06-30

Edição

Seção

Simpósio: Virologia Médica II

Como Citar

1.
Figueiredo LTM. Vírus brasileiros da família bunyaviridae. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de junho de 1998 [citado 19º de abril de 2024];32(2):154-8. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/12690