Vírus brasileiros da família bunyaviridae

Autores

  • Luiz Tadeu M. Figueiredo Docente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v32i2p154-158

Palavras-chave:

Bunyaviridae

Resumo

Os vírus brasileiros da família Bunyaviridae são vírus RNA, isolados principalmente na Região Amazônica, pertecentes aos gêneros Bunyavirus, Hantavirus e Phlebovirus. A grande maioria destes vírus são transmitidos por mosquitos e flebótomos, exceto os Hantavirus que têm transmissão relacionada à inalação de aerossóis dos excretas de roedores. A estrutura, a composição e o mecanismo de replicação dos Bunyaviridae são brevemente revistos neste trabalho. Também, são analisados aspectos epidemiológicos e clínicos das doenças causadas pelos seguintes Bunyaviridae brasileiros: Oropouche, Apeú, Caraparu, Marituba, Guaroa, Tacaiuma, Guamá, Maguari, Candiru e Hantavirus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Tadeu M. Figueiredo, Docente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP).

Docente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

1998-06-30

Como Citar

1.
Figueiredo LTM. Vírus brasileiros da família bunyaviridae. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de junho de 1998 [citado 5 de julho de 2022];32(2):154-8. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/12690

Edição

Seção

Simpósio: Virologia Médica II
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)