A citogenética do espermatozóide humano

técnica de fertilização in vitro, heteróloga, homem/hamster

Autores

  • Elza M.P. Sartorelli Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Departamento de Genética e Matemática Aplicada à Biologia, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP)
  • Wagner J.M. Paiva Departamento de Genética da Universidade Estadual de Londrina
  • Luiz F. Mazzucato Departamento de Genética e Matemática Aplicada à Biologia
  • João M. Pina-Neto Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v32i2p159-166

Palavras-chave:

Espermatozóide. Humano. Cromossomos.

Resumo

A constituição cromossômica do espermatozóide humano pode ser estudada, atualmente, através da técnica de fertilização “in vitro” (FIV), heteróloga, homem/hamster. Essa técnica permite a individualização dos cromossomos do espermatozóide humano, possibilitando a análise de suas anomalias numéricas e estruturais. O aprimoramento dessa técnica estimulou um novo campo de pesquisa na Citogenética Humana e na Genética Clínica. Sua implantação em nosso laboratório na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, propiciará melhor estimativa da probabilidade de transmissão de anomalias cromossômicas por células da linhagem germinativa de homens em risco genético.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elza M.P. Sartorelli, Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Departamento de Genética e Matemática Aplicada à Biologia, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP)

     

    Aluna do curso de pós-graduação do Departamento de Genética e Matemática Aplicada à Biologia, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Docente do Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina 

     

     

  • Wagner J.M. Paiva, Departamento de Genética da Universidade Estadual de Londrina

     

    Docente do Departamento de Genética da Universidade Estadual de Londrina 

     

     

  • Luiz F. Mazzucato, Departamento de Genética e Matemática Aplicada à Biologia

     

    Biólogo, técnico do Laboratório de Citogenética do Departamento de Genética e Matemática Aplicada à Biologia, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo 

     

  • João M. Pina-Neto, Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

     

    Médico Geneticista do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e Docente – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 

     

     

Downloads

Publicado

1998-06-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

1.
Sartorelli EM, Paiva WJ, Mazzucato LF, Pina-Neto JM. A citogenética do espermatozóide humano: técnica de fertilização in vitro, heteróloga, homem/hamster. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de junho de 1998 [citado 25º de abril de 2024];32(2):159-66. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/12691