Abordagem psicoterápica da criança e da família no hospital das clínicas da faculdade de medicina de ribeirão preto - usp

Autores

  • José H. Golfeto
  • Heloísa Mian Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v32i2p203-210

Palavras-chave:

Psiquiatria Infantil. Psicoterapia. Criança. Orientação. Família.

Resumo

A psicoterapia é um dos recursos utilizados na Psiquiatria Infantil, assim como a orientação familiar e a psicofarmacoterapia. Pode receber diferentes classificações de acordo com o fundamento teórico, alvo da intervenção e duração ou objetivo da terapia. Pretendemos fazer um relato da técnica psicoterápica, adotada no Ambulatório de Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas da FMRP-USP, denominada de tempo limitado, assim como fazer um paralelo com técnicas utilizadas na psicoterapia longa. Relatamos, também, aspectos da orientação familiar por nós realizada. Os casos atendidos são previamente avaliados e, após discussão clínica, é feita a indicação dos procedimentos a serem adotados, que podem ser desenvolvidos isoladamente ou associados entre si.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José H. Golfeto

     

    Docente do Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica 

     

  • Heloísa Mian, Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP).

    Médica Psiquiatra Infantil Assistente do Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

1998-06-30

Edição

Seção

Ponto de Vista

Como Citar

1.
Golfeto JH, Mian H. Abordagem psicoterápica da criança e da família no hospital das clínicas da faculdade de medicina de ribeirão preto - usp. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de junho de 1998 [citado 19º de abril de 2024];32(2):203-10. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/12696