A importância do uso de filtros, durante a infusão de nutrições parenterais adicionadas de emulsões lipídicas

Autores

  • Luiz M. Sakamoto
  • Sírlei T. de Alcântara
  • Nilva M. R. R. S. Passos Hospital das Clínicas da Faculdade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP)
  • Júlia K. S. Hotta Hospital das Clínicas da Faculdade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP)
  • Júlio S. Marchini Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v32i4p478-485

Palavras-chave:

Filtração. Nutrição Parenteral. Emulsões.

Resumo

Nutrições parenterais com adicionamento de emulsões lipídicas podem apresentar alterações físico-químicas, caracterizadas pela formação de precipitados amorfos ou cristalinos, bem como pelo aumento do tamanho das gotículas de gordura que se agregam. A verificação macroscópica dessas alterações nem sempre é possível, tendo em vista o aspecto opaco das emulsões. Utilizando-se estudo in vitro, este trabalho teve como objetivo evidenciar a presença de precipitados de fosfato de cálcio, de gotículas de gordura da emulsão lipídica com diâmetros superiores aos de hemácias, em nutrições parenterais, e a importância do uso de filtros na retenção dos mesmos. Esses eventos foram demonstrados por meio de inspeção macroscópica e microscópica, em nutrições parenterais contendo fosfato dibásico de potássio e de gluconato de cálcio, como fonte de fósforo e de cálcio, respectivamente, adicionados à mistura de soluções de aminoácidos a 10% p/v, com glicose a 50% p/v, emulsão lipídica a 20% p/v e minerais em diferentes proporções. Os resultados mostraram presença de precipitado de cálcio e de gotículas de gordura aumentadas e/ou agregadas antes da filtração, e ausência dos mesmos imediatamente após. Conclusão: o uso de filtros com poros de 1,2 mm foi capaz de reter precipitados e de impedir a passagem das gotículas de gordura com dimensões tais que pudessem causar embolias microvasculares em pacientes submetidos à nutrição parenteral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz M. Sakamoto

Docente. Diretor do Serviço de Atividades Industriais

Sírlei T. de Alcântara

Diretora do Serviço de Dispensação e Distribuição.

Nilva M. R. R. S. Passos, Hospital das Clínicas da Faculdade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP)

Docente, Chefe de Seção.
Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Ribeirão Preto. Divisão de Assistência Farmacêutica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP)

Júlia K. S. Hotta, Hospital das Clínicas da Faculdade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP)

Biologista Encarregada do Laboratório de Nutrição do Hospital das Clínicas da Faculdade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP)

Júlio S. Marchini, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP).

Docente do Departamento de Clínica Médica – Divisão de Nutrição. Clínica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP).

Downloads

Publicado

1999-12-30

Como Citar

1.
Sakamoto LM, Alcântara ST de, Passos NMRRS, Hotta JKS, Marchini JS. A importância do uso de filtros, durante a infusão de nutrições parenterais adicionadas de emulsões lipídicas. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de dezembro de 1999 [citado 17 de outubro de 2021];32(4):478-85. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/12719

Edição

Seção

Artigo Original
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)