Avaliação de indicadores de desempenho da área de engenharia clínica

uma proposta para um hospital público universitário

Autores

  • Rafael Maia dos Santos Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto
  • Maria Eulália Lessa do Valle Dallora Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto https://orcid.org/0000-0001-7187-8097

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v52i1p34-46

Palavras-chave:

Engenharia Clínica, Indicadores de Desempenho, Gestão da Qualidade em Saúde, Balance Scorecard

Resumo

Objetivo: Propor um conjunto de indicadores de desempenho para o Departamento de Engenharia Clínica (EC) de um hospital público universitário. Metodologia: Após pesquisa bibliográfica dos indicadores da área de engenharia clínica citados na literatura, foi elaborado um questionário aplicado a gestores de hospitais de alta complexidade, docentes e especialistas para avaliar a pertinência, credibilidade do resultado, esforço de apuração, simplicidade de interpretação e de algoritmo de cálculo dos indicadores. Resultados: Foram propostos 14 indicadores para o departamento de EC: percentual de conclusão do programa de manutenção preventiva, tempo médio de atendimento, tempo médio de paralisação de máquina, número de reparos repetidos, percentual do total de ordens de serviço concluídas, número de ordens de serviço por área, percentual de reparos realizados externamente, percentual de reparos realizados por erro do usuário, custo de manutenção versus custo de aquisição, custo total de manutenção, satisfação do funcionário, treinamento da equipe técnica, satisfação do cliente e treinamento de usuários. Conclusões: Numa instituição pública de grande porte e nível terciário, a escolha dos indicadores para compor um painel para a gestão do Departamento de EC, bem como a apuração dos resultados deve ser ponderada, tendo em vista que, instituições governamentais sofrem impactos diretos quanto à disponibilidade de verba e entraves burocráticos que, muitas vezes, geram impasses difíceis de serem solucionados. É importante que exista um trabalho de conscientização dos funcionários quanto ao seu papel nos resultados dos indicadores e na busca das metas estabelecidas pela organização, pois, somente esse conjunto vai permitir uma gestão de sucesso.

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Biografia do Autor

  • Rafael Maia dos Santos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

    Mestre em ciência pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto . Técnologo em bioequipamentos no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

  • Maria Eulália Lessa do Valle Dallora, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

    Docente do mestrado profissional em gestão de organizações de saúde. Dirigente da assessoria técnica do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

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Publicado

2019-07-02

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Santos RM dos, Dallora MEL do V. Avaliação de indicadores de desempenho da área de engenharia clínica: uma proposta para um hospital público universitário. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2º de julho de 2019 [citado 18º de abril de 2024];52(1):34-46. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/159627