Estado nutricional e qualidade de vida de pacientes em hemodiálise

  • Mayara Ferreira Bernardo Universidade Federal de Pernambuco
  • Eryka Maria dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Mikaella Carla de França Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco
  • Denise Sandrelly Cavalcanti de Lima Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Estado Nutricional, Qualidade de Vida, Doença Renal Crônica, Hemodiálise

Resumo

Introdução: Na Doença Renal Crônica Avançada, o paciente necessita de uma terapia renal substitutiva, dentre elas, a hemodiálise (HD). Apesar dos benefícios da HD, este procedimento afeta o estado nutricional e a qualidade de vida (QV) do doente.

Objetivo: Correlacionar o estado nutricional ao nível de QV de pacientes em HD.

Metodologia: Estudo transversal, com pacientes em HD há pelo menos 3 meses. O estado nutricional foi avaliado pelo índice de massa corporal (IMC), circunferência do braço (CB), circunferência muscular do braço (CMB), prega cutânea tricipital (PCT), albumina (Alb) e creatinina (Cr) séricas e a QV pelo Medical Outcomes Study-36 – Item Short Form Health Survey (SF-36). As pontuações geradas pelo SF-36 foram correlacionadas com os indicadores do estado nutricional através do Coeficiente de Correlação de Pearson e/ou Spearman´s.

Resultados e Discussão: Participaram do estudo 37 pacientes, com idade média de 50,6 ± 13,0 anos, sendo 54,1% do sexo feminino. Segundo a avaliação do estado nutricional, houve prevalência de eutrofia (48,7%) pelo IMC e desnutrição de 37,8% evidenciada pela CB e CMB. Na avaliação bioquímica, 25,0% estavam com hipoalbuminemia e 18,9% com redução da Cr. A dimensão de QV mais comprometida foi a limitação por aspectos físicos. Na análise das correlações, parâmetros nutricionais (IMC, CB e Alb) estavam ligados à QV dos pacientes.

Conclusão: IMC, CB e Alb correlacionaram-se com dimensões do SF-36, indicando que alterações no estado nutricional podem influenciar o funcionamento físico e emocional desses pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Ferreira Bernardo, Universidade Federal de Pernambuco

Especialista em Nutrição Clínica pelo Hospital das Clínicas da UFPE, Recife, PE.

Eryka Maria dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Cirurgia pela UFPE, Recife, PE. 

Mikaella Carla de França Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Gerontologia pela UFPE, Recife, PE.

Denise Sandrelly Cavalcanti de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora pela UFPE, Recife, PE. 

Publicado
2019-07-05
Como Citar
1.
Bernardo MF, Santos EM, Cavalcanti MC de F, Lima DSC. Estado nutricional e qualidade de vida de pacientes em hemodiálise. Medicina (Ribeirao Preto. Online) [Internet]. 5jul.2019 [citado 23set.2019];52(2):128-35. Available from: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/159732
Seção
Artigo Original