Transplante de fígado como estratégia multidisciplinar de ensino de graduação

Autores

  • Orlando de Castro e Silva Junior Divisão de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Departamento de Cirurgia e Anatomia, Ribeirão Preto, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Priscila Nejo Departamento de Cirurgia e Anatomia, Ribeirão Preto Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v43i1p35-38

Palavras-chave:

Transplante de Fígado. Ensino Médico. Educação de Graduação em Medicina.

Resumo

O programa de transplante de fígado presta-se, no dia a dia, de forma excelente, ao ensino de graduação, especialmente na forma de iniciação científica com trabalhos de investigação experimental em laboratórios ou na forma de monitoria formal em investigação experimental ou clínica. Nesta segunda modalidade, o aluno auxilia o professor orientador em atividades mais ligadas à enfermaria e centro cirúrgico, com trabalhos de acompanhamento clínico dos doentes, ou estudos de casos em investigações tanto prospectivas como retrospectivas. Cabe ao orientador, atribuir atividades balanceadas, cujos horários de execução não colidam com os formais da graduação. Da mesma forma, cabe ao aluno estruturar suas horas livres para dedicar parte delas ao exercício da atividade científica. Assim, o aluno de graduação, terá a oportunidade de vivenciar as mais variadas facetas do transplante, tendo dele a necessária visão sistêmica, à medida que seu conhecimento se amplia. A importância do transplante é exatamente esta, com o contato diário, ao longo do tempo, formar a idéia plena do todo a partir das complexas partes que o constituem, propiciando ao graduando participar de situações e discussões que não são freqüentemente abordadas durante a graduação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Orlando de Castro e Silva Junior, Divisão de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Departamento de Cirurgia e Anatomia, Ribeirão Preto, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

    Full Professor and Head, Division of Digestive Surgery of the Department of Surgery and Anatomy, Ribeirão Preto, Faculty of Medicine, University of São Paulo, Brazil

  • Priscila Nejo, Departamento de Cirurgia e Anatomia, Ribeirão Preto Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

    Undergraduate Medical Student, Medicine, and Monitor of the Digestive Surgery Division of the Department of Surgery and Anatomy, Ribeirão Preto Faculty of Medicine, University of São Paulo, Brazil

Downloads

Publicado

2010-03-30

Edição

Seção

Ponto de Vista

Como Citar

1.
Silva Junior O de C e, Nejo P. Transplante de fígado como estratégia multidisciplinar de ensino de graduação. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de março de 2010 [citado 19º de abril de 2024];43(1):35-8. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/163