Aprendizado de medicina nos serviços de atenção primária e no contato com a comunidade

Autores

  • Roberto Teixeira Mendes Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas
  • Paulo Eduardo Moreira Rodrigues Silva Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas
  • Maria Aparecida Affonso Moysés Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v29i4p420-428

Palavras-chave:

Cuidados Primários de Saúde, Educação Médica, Pediatria

Resumo

Recuperando a relação histórica entre ensino médico e estruturas de assistência e pesquisa fora do ambiente universitário, os autores apresentam uma concepção de ensino, na Rede de Saúde, que, dialogando com os projetos de Reforma do Ensino Médico mais importantes e conhecidos, subsidia uma crítica aos objetivos e finalidades desses projetos. Ao mesmo tempo, recuperam a possibilidade de, a partir do desenvolvimento da prática clínica no âmbito dos Centros de Saúde da Rede Básica do Município de Campinas, ampliar a visão dos alunos de Medicina sobre os problemas de saúde que afetam as crianças e a especificidade do trabalho médico nesses serviços. A prática clínica nos Centros de Saúde, o ensino e as pesquisas aí desenvolvidas têm por base a noção de que a saúde e a doença são situações sentidas e vividas por indivíduos em sociedade, sem abrir mão das abordagens derivadas da Epidemiologia e das Ciências Sociais, assim como do conhecimento elaborado pela clínica anátomofisiopatológica. A reflexão possível, a partir desta alternativa de ensino e pesquisa, é a de que existem outras possibilidades de inserção do ensino na Rede Básica, não contempladas pelos movimentos de Reforma do Ensino Médico.

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Publicado

1996-12-30

Edição

Seção

Simpósio: Ensino Médico de Graduação

Como Citar

1.
Mendes RT, Silva PEMR, Moysés MAA. Aprendizado de medicina nos serviços de atenção primária e no contato com a comunidade. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de dezembro de 1996 [citado 19º de abril de 2024];29(4):420-8. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/16715