Implantação do laboratório de simulação clínica de uma escola médica no interior do nordeste brasileiro: reflexões sobre o processo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.172935

Palavras-chave:

Educação médica, Treinamento por simulação, Competência clínica

Resumo

Esse relato de experiência teve por objetivo descrever e refletir sobre o processo de implantação da simulação no Laboratório de Habilidades Clínicas e Simulação da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM), bem como conjecturar sobre suas contribuições para a graduação de Medicina. No relato, foram resgatadas as vivências de estudantes e docentes da EMCM, descreve-se os cenários de prática, os recursos humanos, os simuladores, o público-alvo, as práticas simuladas, e as perspectivas para o futuro. Espera-se que a implantação do Laboratório de Habilidades Clínicas e Simulação possa fortalecer o processo de interiorização do ensino da Medicina e o compromisso da EMCM no cenário da Educação Médica, formando médicos com capacidade para transformar a realidade local, melhorando os indicadores de saúde e exercendo a profissão com destreza e dedicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

So HY, Chen PP, Kwok G, Wong C, Tung T, Chan N. Simulation in medical education. J R Coll Physicians Edinb. 2019;49(1):52–7.

Moura-Júnior LG de, Ramos A, Campos JM, Ferraz ÁA, Rocha HÂL, Costa GO. Teaching model for evaluation of the ability and competence progress in endosuture in surgical skill laboratory. Arquivos brasileiros de cirurgia digestiva: ABCD = Brazilian archives of digestive surgery. 2017 Oct 1;30(4):256–9.

Martins J. Learning and development in simulated practice environments. Revista de Enfermagem Referência. 2017;IV Série(12):155–62.

Almeida RG dos S, Mazzo A, Martins JCA, Baptista RCN, Girão FB, Mendes IAC. Validation to Portuguese of the scale of student satisfaction and self-confidence in learning. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2015 Nov 1;23(6):1007–13.

Varga CRR, Almeida VC, Germano CMR, Melo DG, Chachá SGF, Souto BGA, Fontanella, BJB, Lima VV. Report on an experience with simulations in the teaching: learning process in medicine Mestrado em Gestão da Clínica View project Molecular Basis of Ablepharon Macrostomia Syndrome View project. Revista Brasileira de Educação Médica [Internet]. 2009 [cited 2019 Dec 10];33(2):291–7. Available from: https://www.researchgate.net/publication/262748520

Costa RRO, MEDEIROS SM, Martins JCA, Coutinho VRD. Simulation in training nurses: reflections and justifications based on bioethics and human rights approaches. Acta Bioethica, 2018; 24(1): 31-38.

Committee on Quality in Health Care in America, Institute of Medicine. Crossing the Quality Chasm. A New Health System for the 21st Century. Washington DC: National Academy Press; 2000.

Committee on Quality in Health Care in America. Institute of Medicine. Crossing the Quality Chasm: A New Health System for the 21st Century. National Academy Press. 2001. 360.

Ministério da Educação (BR). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES no 3, de 20 de junho de 2014. Institui as Diretrizes Nacionais do Curso de graduação em Medicina. Diário Oficial da União. 23 jun 2014.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Projeto Pedagógico do Curso de Medicina CERES-FACISA/UFRN. 2014 p. 101.

Resolução N° 01 de 05 de fevereiro de 2019. Dispõe sobre as normas de utilização dos Laboratórios de Habilidades Clínicas e Simulação da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte. 2019 p. 4.

Costa RRO, Medeiros SM, Martins JCA, Dias VR. Percepções de estudantes de enfermagem acerca das dimensões estruturais da simulação clínica. Sci Med. 2019;29(1):e32972.

Luna-Villanueva E, Santos-Rodríguez M de los, Sierra Basto G, González-Arriaga CR, Zamora-Graniel FG. Retroalimentación integral (debriefing) oral y asistida por video en simulación de reanimación cardiopulmonar avanzada: estudio piloto. FEM: Revista de la Fundación Educación Médica [Internet]. 2015 [cited 2019 Dec 10];18(2):139–47. Available from: www.fundacioneducacionmedica.org

Standards Committee I. INACSL Standards of Best Practice: Simulation SM Debriefing. Clinical Simulation in Nursing [Internet]. 2016 [cited 2019 Dec 10];12:S21–5. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2016.09.008

Kolbe M, Grande B, Spahn DR. Briefing and debriefing during simulation-based training and beyond: Content, structure, attitude and setting [Internet]. Vol. 29, Best Practice and Research: Clinical Anaesthesiology. 2015 [cited 2019 Dec 10]. p. 87–96. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1521689615000038

Gardner R. Introduction to debriefing [Internet]. Vol. 37, Seminars in Perinatology. 2013 [cited 2019 Dec 10]. p. 166–74. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S014600051300030X

Martins JCA, Mazzo A, Baptista RCN, Coutinho VRD, de Godoy S, Mendes IAC, Trevizan MA. A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica. Acta Paul Enferm. 2012. 25(4):619-25.

Negri EC, Mazzo A, Martins JCA, Pereira Junior GA, Almeida RG dos S, Pedersoli CE. Simulação clínica com dramatização: Ganhos percebidos por estudantes e profissionais de saúde. Vol. 25, Revista Latino-Americana de Enfermagem. University of Sao Paulo, Ribeirao Preto College of Nursing Organisation; 2017.

Pagano MP. Health Communication for Health Care Professionals [Internet]. Springer Publishing Company. New York: Springer Publishing Company; 2016 [cited 2019 Dec 10]. Available from: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=gCYODAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PP1&dq=Health+communication+for+health+care+professionals.+&ots=A1gQPjpvPC&sig=k2C2_Bc9VMN4lLaHitcVrpztatA

Spinner-Gelfars AH. Using simulation to promote effective communication with a diverse student population. Teaching and Learning in Nursing. 2013 Jul;8(3):96–101.

Efstathiou N, Walker WM. Interprofessional, simulation-based training in end of life care communication: A pilot study. Journal of Interprofessional Care [Internet]. 2014 [cited 2019 Dec 10];28(1):68–70. Available from: http://informahealthcare.com/

Pazin Filho A, Scarpelini S. Simulação: Definição. In: Medicina. Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto - U.S.P.; 2007. p. 162–6.

Costa RRO, Medeiros SM, Vitor AF, Lira ALBC, Martins JCA, Araujo MS. Types and purposes of the simulation in undergraduate nursing education: integrative literature review. Rev Baiana Enferm. [Internet]. 2016 Sep [cited Feb 22, 2018];30(3):1-11. doi: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v30i3.16589

e Oliveira AL de O, de Melo LP, Pinto TR, de Azevedo GD, dos Santos M, da Câmara RBG, et al. Vivência integrada na comunidade: inserção longitudinal no Sistema de Saúde como estratégia de formação médica. Interface: Communication, Health, Education [Internet]. 2017 [cited 2019 Dec 10];21(Supp 1):1355–65. Available from: https://www.scielosp.org/article/icse/2017.v21suppl1/1355-1366/

de Melo LP, dos Santos M, da Câmara RBG, Braga LP, E Oliveira AL de O, Pinto TR, et al. A escola multicampi de ciências médicas da universidade federal do Rio Grande do norte, Brasil, no contexto do programa mais Médicos: Desafios e potencialidades. Interface: Communication, Health, Education [Internet]. 2017 [cited 2019 Dec 10];21(Suppl 1):1333–43. Available from: https://www.scielosp.org/article/icse/2017.v21suppl1/1333-1343/es/

Publicado

2021-10-01

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde

Como Citar

1.
Araújo HW de, Santos EGD, Souza GSD de, Baptista VI de A, Carreiro BO, Costa RR de O. Implantação do laboratório de simulação clínica de uma escola médica no interior do nordeste brasileiro: reflexões sobre o processo. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 1º de outubro de 2021 [citado 19º de abril de 2024];54(2):e-172935. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/172935