Liga Acadêmica interdisciplinar de Saúde MentaI: ampliando a formação e as práticas no campo da atenção psicossocial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.174130

Palavras-chave:

Saúde mental, Serviços de saúde mental, Educação superior, Currículo

Resumo

Fundamentos: A Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde Mental (LAISME) constitui um espaço de conhecimento e reflexão crítica na área de saúde mental, visando ampliar a formação e as práticas na atenção psicossocial. Objetivo: relatar a experiência de estudantes universitários na criação, organização e realização de atividades através de uma liga de saúde mental como estratégia de ampliar o conhecimento sobre o campo da atenção psicossocial. Método: trata-se de um trabalho descritivo do tipo relato de experiência sobre uma liga de saúde mental pertencente a uma universidade pública do nordeste do Brasil, no período de 2016 a 2019. Resultado: a partir das atividades desenvolvidas, a Liga favoreceu um maior aprendizado e aproximação com os cenários e atores da saúde mental, além de viabilizar o desenvolvimento de aptidões como a produção científica, a organização de eventos e o trabalho junto à comunidade em ações de promoção da saúde. Conclusão: a experiência de integrar a LAISME proporcionou aos estudantes uma maior aproximação com o campo da atenção psicossocial, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades na realização de eventos e trabalho em equipe. Ressalta-se, ainda, a importância de fomentar estratégias como as ligas acadêmicas enquanto forma de efetivação das vivências de ensino, pesquisa e extensão e da convivência interdisciplinar.

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

1.
Silva JV dos S, Santos Júnior CJ dos, Santos LDL dos, Barbosa VM da S, Brandão TM, Ribeiro MC. Liga Acadêmica interdisciplinar de Saúde MentaI: ampliando a formação e as práticas no campo da atenção psicossocial. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 1 de outubro de 2021 [citado 11 de agosto de 2022];54(2):e-174130. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/174130

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde
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