Trinta anos da criação do Centro de Apoio Educacional e Psicológico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - contexto histórico e realizações dos primeiros tempos

Autores

  • Maria de Lourdes Veronese Rodrigues Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço https://orcid.org/0000-0003-4835-0360
  • Josimara Magro Fernandez de Souza Sociedade de Psicanálise de Ribeirão Preto
  • Marcia Baumann di Stasio Centro de Apoio Educacional e Psicológico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Maria de Fátima Aveiro Colares Centro Universitário Municipal de Franca https://orcid.org/0000-0001-6345-1587
  • Ana Raquel Lucato Cianflone Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto https://orcid.org/0000-0003-2006-1292

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v53i4p472-478

Palavras-chave:

Educação Médica, Psicologia Educacional, Assistência em Saúde Mental

Resumo

O artigo tem por objetivo historiar o contexto da criação e o desenvolvimento do Centro de Apoio Educacional e Psicológico (CAEP) da FMRP-USP em seus anos iniciais. São destacados aspectos estruturais, como: constituição da Equipe Técnica, Apoio administrativo e Grupo de Consultores; infraestrutura e relações institucionais do CAEP com colegiados e a Administração da Unidade. Também é descrito o contexto da elaboração do Regimento Interno do CAEP, com ênfase na apresentação dos princípios que nortearam as atividades desenvolvidas por este Centro.

 

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Publicado

2020-12-11

Edição

Seção

Ensaio

Como Citar

1.
Rodrigues M de LV, Souza JMF de, Stasio MB di, Colares M de FA, Cianflone ARL. Trinta anos da criação do Centro de Apoio Educacional e Psicológico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - contexto histórico e realizações dos primeiros tempos. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 11º de dezembro de 2020 [citado 7º de outubro de 2024];53(4):472-8. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/176358