Consultório na Rua: experiências e sentimentos vivenciados pelos profissionais na assistência em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.176470

Palavras-chave:

Serviços de saúde, Pessoal de saúde, Trabalho, Pessoas em situação de rua, Pesquisa qualitativa

Resumo

Introdução: o Consultório na Rua é uma estratégia da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como finalidade promover o cuidado às pessoas em situação de rua, sendo o serviço de referência sanitária para esta população. Através de ações que permitam a construção do vínculo de confiança, os profissionais promovem cuidado e assistência de saúde às demandas dos usuários. Objetivo: descrever as experiências, histórias e sentimentos vivenciados pelos profissionais do Consultório na Rua de Maceió-AL. Métodos: trata-se de estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 13 profissionais do Consultório na Rua de Maceió, cuja produção de dados ocorreu no período de outubro a dezembro de 2018, através da técnica da entrevista semiestruturada e dos registros em diário de campo. Os dados foram analisados pela técnica da Análise de Conteúdo, na modalidade temática, e discutidos à luz da literatura sobre a temática do Consultório na Rua. Resultados: a partir das entrevistas com os profissionais emergiram as seguintes temáticas: 1) experiências únicas; 2) histórias que marcam; e 3) sentimentos que transformam. Conclusão: pode-se concluir que o Consultório na Rua se mostra como um trabalho que gera ricas experiências e sentimentos para os profissionais, e que permite que os profissionais conheçam as histórias de vida dessa população ao mesmo tempo em que são afetados nesse processo.

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Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Consultório na Rua: experiências e sentimentos vivenciados pelos profissionais na assistência em saúde. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 20º de dezembro de 2021 [citado 28º de março de 2024];54(3):e-176470. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/176470