Um curso de história da música para estudantes de medicina?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.176886

Palavras-chave:

Música, Ensino, Medicina

Resumo

A participação em atividades lúdicas e reflexivas poderia aumentar a resiliência dos estudantes ao estresse associado ao curso de medicina. Nesse sentido, a música poderia facilitar o desenvolvimento de sentimentos e atitudes, como inclusão social, equilíbrio, atenção, imaginação e reflexão essenciais à prática clínica. Neste artigo relatamos nossa experiência com a disciplina optativa “Introdução à história da música erudita ocidental”. Ela é oferecida anualmente aos estudantes de medicina desde 2015. As avaliações anônimas recebidas por 62,5% dos 64 estudantes que frequentaram a disciplina até o momento evidenciaram uma elevada satisfação (100% de avaliações caracterizadas como boa ou ótima) e o reconhecimento de sua importância para a formação médica (95% de avaliações caracterizadas como boa ou ótima). Estes resultados são encorajadores para a continuidade da disciplina e a introdução de atividades optativas similares no currículo da nossa Faculdade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Bramness J. G, Fixdal T. C, Vaglum P. Effect of medical school stress on the mental health of medical students in early and late clinical curriculum. Acta Psychiatrica Scandinavica 84:340–5, 2007. DOI: 10.1111/j.1600-0447.1991.tb03157.x

Goebert D, Thompson D, Takeshita J, et al. Depressive symptoms in medical students and residents: A multischool study. Academic Medicine 2009;84:236. DOI: 10.1097/ACM.0b013e31819391bb

Radcliffe C, Lester H. Perceived stress during undergraduate medical training: A qualitative study. 2003; Medical Education 37:32–8. DOI: 10.1046/j.1365-2923.2003.01405.x

Voltmer E, Kieschke U, Schwappach D. L, Wirsching M, Spahn C. Psychososocial health risk factors and resources of medical students and physicians: A cross-sectional study. 2008; BMC Medical Education 8:46–54. DOI: 10.1186/1472-6920-8-46

Henning M. A, Krageloh C. U, Hawken S. J, Zhao Y, Doherty I. The Quality of Life of Medical Students studying in New Zealand: A comparison with Nonmedical Students and a General Population reference group. 2012; Teaching and Learning in Medicine, 24(4): 334–340. DOI: 10.1080/10401334.2012.715261

Tempski P, Bellodi P. L, Paro H. B. M. S, Enns S. C et al. What do medical students think about their quality of life? A qualitative study. 2016; BMC Medical Education 12: 106. DOI: 10.1186/1472-6920-12-106

Gubric N, Badovinac S, Johri A. M. Student mental health in the midst of the COVID-19 pandemic: a call for further research and immediate soluctions. 2020; International Journal of Social Psychiatry 66: 517-518. DOI: 10.1177/0020764020925108

Frich J. C, Fugelli P. Medicine and the Arts in the Undergraduate Medical Curriculum at the University of Oslo Faculty of Medicine, Oslo, Norway. 2003; Academic Medicine 78: 1036-1038. DOI: 10.1097/00001888-200310000-00020

Audrey S. Music, Medicine, and the art of listening. 2006; J Learning through Art 2: 1-13.

Carpeaux O. M. O livro de Ouro da História da Música. 7ª. Edição, Ediouro, Rio de Janeiro, 2001.

Storr A. Music and the Mind. Ballantine Books, New York, 1992.

Lieburg M. J van. Depression and Music. Organon Int, Oss, 1989.

Ortega R. A, Andreoli M. T, Chima R. S. Is there a place for music in medical school? 2011; Medical Teacher 33: 76-77. doi: 10.3109/0142159X.2010.530705

Simon H. B. Music as Medicine. 2015; Am J Med 128 (2):208-210. DOI: 10.1016/j.amjmed.2014.10.023

Burrai F. B, Sanna G. D, Moccia E, Morlando F et al. Beneficial effects of listening to classical music in patients with heart failure: a randomized controlled trial. 2019; J Cardiac Failure 26(7):541-549. DOI: 10.1016/j.cardfail.2019.12.005

Copland A. What to listen for in music. Penguin, New York, 1939.

Publicado

2021-07-07 — Atualizado em 2021-07-16

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde

Como Citar

1.
Guimarães FS. Um curso de história da música para estudantes de medicina?. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 16º de julho de 2021 [citado 18º de abril de 2024];54(1):e176886. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/176886