Laboratório de habilidades e simulação clínica em época de Covid-19: possibilidades e recomendações práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.177075

Palavras-chave:

Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade, Simulação de Paciente, Treinamento por Simulação, Infecções por coronavírus, Laboratórios

Resumo

Este artigo teve por objetivo refletir sobre as possibilidades do laboratório de habilidades e simulação clínica enquanto espaço potencial para o treino e desenvolvimento de competências e habilidades no ensino em saúde, além de compartilhar estratégias para o planejamento docente e para o uso desses espaços em tempos de pandemia pela COVID-19. Estudo descritivo, exploratório e qualitativo realizado a partir da consulta a protocolos de recomendações sanitárias, diretrizes/planejamento de universidades públicas nacionais e internacionais para o retorno das atividades acadêmicas práticas em cursos da área da saúde e a opinião de especialistas em simulação clínica. São compartilhadas orientações específicas e comuns considerando os tipos de simulação propostas, estratégias de apoio às experiências clínicas simuladas, além de diretrizes sanitárias. Trata-se de recomendações que devem ser discutidas e adaptadas conforme as diferentes realidades, atualização de diretrizes sanitárias dos órgãos de saúde e educação, além do monitoramento do comportamento da pandemia causada pelo coronavírus em todo o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Verma S, Manjunath SM, Ettishree, Singh A, Srivastava M, Sahoo KK, Vinuta S, Singh U. Coronavirus: An emergency for healthcare professionals. J Family Med Prim Care. 2020;9(4):1815-1819. https://doi.org/10.4103/jfmpc.jfmpc_462_20

Rajendran DK, Rajagopal V, Alagumanian S, Santhosh Kumar T, Sathiya Prabhakaran SP, Kasilingam D. Systematic literature review on novel corona virus SARS-CoV-2: a threat to human era. Virusdisease. 2020;31(2):161-173. https://doi.org/10.1007/s13337-020-00604-z

World Health Organization. Situation Report – 181; 2020. Available in: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200719-covid-19-sitrep-181.pdf?sfvrsn=82352496_2

Ali I, Alharbi OML. COVID-19: Disease, management, treatment, and social impact. Sci Total Environ. 2020;728:138861. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.138861

Ouassou H, Kharchoufa L, Bouhrim M, Daoudi NE, Imtara H, Bencheikh N, ELbouzidi A, Bnouham M. The Pathogenesis of Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Evaluation and Prevention. J Immunol Res. 2020;2020:1357983. https://doi.org/10.1155/2020/1357983

Nussbaumer-Streit B, Mayr V, Dobrescu AI, Chapman A, Persad E, Klerings I, et al. Quarantine alone or in combination with other public health measures to control COVID-19: a rapid review. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2020; 4. https://doi.org/10.1002/14651858.CD013574.

Sheikh A, Sheikh A, Sheikh Z, Dhami S. Reopening schools after the COVID-19 lockdown. J Glob Health. 2020;10(1):010376. https://doi.org/10.7189/jogh.10.010376

Lawrence K, Hanley K, Adams J, Sartori DJ, Greende R, Zabar S. Building telemedicine capacity for trainees during the novel coronavirus outbreak: a case study and lessons learned. J Gen Intern Med. 2020. https://doi.org/10.1007/s11606-020-05979-9.

Seymour-Walsh AE, Bell A, Weber A, Smith T. Adapting to a new reality: COVID-19 coronavirus and online education in the health professions. Rural and Remote Health. 2020;20: 6000. https://doi.org/10.22605/RRH6000

Costa RRO, Medeiros SM, Martins JCA, Enders BC, Lira ALBC, Araújo MS. Simulation in nursing teaching: A Conceptual Analysis. Rev Enferm Cent Oest Min. 2018;8:e1928. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1928

Ingrassia PL, Capogna G, Diaz-Navarro C, Szyld D, Tomola S, Leon-Castelao E. COVID-19 crisis, safe reopening of simulation centres and the new normal: food for thought. Adv Simul. 2020; 5(13). https://doi.org/10.1186/s41077-020-00131-3

Wong J, Goh QY, Tan Z, Lie SA, Tay YC, Yi NG, et al. Preparing for a COVID-19 pandemic: a review of operating room outbreak response measures in a large tertiary hospital in Singapore. Can J Anesth/J Can Anesth. 2020;67:732–45. https://doi.org/10.1007/s12630-020-01620-9

Carenzo L, Costantini E, Greco M, Barra VR, Mainetti RM, Zanella G, et al. Hospital surge capacity in a tertiary emergency referral centre during the COVID-19 outbreak in Italy. Anaesthesia; 2020. https://doi.org/10.1111/anae.15072

Kanneganti A, Sia C, Ashokka B, Ooi SBS. Continuing medical education during a pandemic: an academic institution’s experience. Postgraduate Medical Journal. 2020;96:384-386. http://dx.doi.org/10.1136/postgradmedj-2020-137840

Shehata MH, Prabu KA, Arekat MR, Atwa H, Ahmed SA, Deifalla AH. Twelve tips to successfully conducting virtual clinical assessment using Zoom™ Lessons learned from COVID-19 pandemic. Preprints. 2020; 2020060171. http://dx.doi.org/10.20944/preprints202006.0171.v1

National League for Nursing. Simulation Innovation Resource Center Glossary. Available from: http://www.sirc.nln.org/mod/glossary/view.php

Jeffries PR, Rizzolo MA. Designing and implementing models for the innovative use of simulation to teach nursing care of ill adults and children: A national, multi-site, multi-method study. New York (NY): National League for Nursing; 2006.

Jeffries PR. The NLN Jeffries simulation theory. Wolters Kluwer: National League for Nursing; 2016.

McCOY CE, Menchine M, Anderson C, Kollen R, Langdorf M, Lotfipour S. Prospective randomized crossover study of simulation vs didactics for teaching medical students the assessment and management of critically ill patients. J Emerg Med. 2011;40(4):448-55. https://doi.org/10.1016/j.jemermed.2010.02.026

Bastable SB. O enfermeiro educador: princípios de ensino-aprendizagem para a prática de enfermagem. Porto Alegre: Artmed; 2016.

Decker S, Sportsman S, Puetz L, Billings L. The evolution of simulation and its contribution to competency. J Journal of continuing education in nursing. J Contin Educ Nurs. 2008;39(2):74-80. https://doi.org/10.3928/00220124-20080201-06.

Lemos SIM. Análise da satisfação de estudantes num curso em e-learning no ensino superior [dissertação]. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa; 2011.

Kootler P, Clarke RN. Markenting for health care organizations. New Jersey (US): Prentice-Hall; 1987.

Rabaglio MO. Ferramentas de avaliação de performance com foco em competências. Rio de Janeiro (RJ): Qualitymark; 2004.

Antunes C. Como desenvolver competências em sala de aula. Petrópolis (RJ): Vozes; 2001.

Brasil. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica. Brasília: MEC/INEP; 2005.

Bloom BS, Krathwohl DR, Masia BB. Taxonomia de objetivos educacionais: domínio afetivo. Porto Alegre: Globo; 1973.

Bordenave JD, Pereira AM. Estratégias de ensino-aprendizagem. 7ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 1985.

Bolsoni-Silva AT, Carrara K. Habilidades sociais e análise do comportamento: compatibilidades e dissensões conceitual-metodológicas. Psicol Rev. 2010; 16(2): 330-350. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682010000200007

Consoni B. A importância do feedback [monografia]. São Paulo (SP): Fundação Educacional do Município de Assis; 2010.

Ouverney AM, Noronha JC. Modelos de organização e gestão da atenção à saúde: redes locais, regionais e nacionais. In: Fundação Oswaldo Cruz. A saúde no Brasil em 2030 - prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro: organização e gestão do sistema de saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2013. p. 143-182.

Freitas PFP, Odelius CC. Competências gerenciais: uma análise de classificações em estudos empíricos. Cad EBAPE.BR. 2018; 16(1). Available from: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/59497

Clark JE. On the problem of motor skill development. Journal of Physical Education, Recreation and Dance. 2007; 78(5): 39-45. https://doi.org/10.1080/07303084.2007.10598023

Cotrim JR, Lemos AG, Néri Júnior JE, Barela JA. Desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças com diferentes contextos escolares. Rev Educ Fis UEM. 2011; 22(4): 523-533. https://doi.org/10.4025/reveducfis.v22i4.12575

Aguiar AC, Ribeiro ECO. Conceito e Avaliação de Habilidades e Competência na Educação Médica: Percepções Atuais dos Especialistas. Rev Bras Educ Med. 2010; 34(3): 371-378. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000300006.

Moreira, LM, Mennin RHP, Lacaz FAC, Bellini VC. Ligas Acadêmicas e Formação Médica: Estudo Exploratório numa Tradicional Escola de Medicina. Rev Bras Educ Med. 2019; 43(1): 115-125. https://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015

Amin H, Shehata M, Ahmed S. Step-by-step Guide to Create Competency-Based Assignments as an Alternative for Traditional Summative Assessment. MedEdPublish. 2020; 9(1): 120. https://doi.org/10.15694/mep.2020.000120.1

Ahmed S, Shehata M, Hassanien M. Emerging Faculty Needs for Enhancing Student Engagement on a Virtual Platform. MedEdPublish. 2020; 9(1). https://doi.org/10.15694/mep.2020.000075.1

Novack DH, Cohen D, Peitzman SJ, et al. A pilot test of WebOSCE: a system for assessing trainees’ clinical skills via teleconference. Med Teach 2002;24:483–7. https://doi.org/10.1080/0142159021000012504.

Major S, Sawan L, Vognsen J, Jabre M. COVID-19 pandemic prompts the development of a Web-OSCE using Zoom teleconferencing to resume medical students’ clinical skills training at Weill Cornell Medicine-Qatar. BMJ Simul Technol Enhanc Learn. 2020. https://doi.org/10.1136/bmjstel-2020-000629

Boursicot K, Kemp S, Ong T, Wijaya L, Goh SH, Freeman K, Curran I. Conducting a high-stakes OSCE in a COVID-19 environment. MedEdPublish, 2020; 9. https://doi.org/10.15694/mep.2020.000054.1

Shehata MH, Prabu KA, Arekat MR, Atwa H, Ahmed SA, Deifalla AH. Twelve tips to successfully conducting virtual clinical assessment using Zoom™ Lessons learned from COVID-19 pandemic. Preprints; 2020. https://doi.org/10.20944 / preprints202006.0171.v1

Moran J. O vídeo em sala de aula. Comum & Educ. 1995; 2:27-35. Available from: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/desafios_pessoais/vidsal.pdf

Arroio A, Giordan M. O vídeo educativo: aspectos da organização do ensino. Química Nova na Escola. 2006; 24: 8-11. Available from: http://www.lapeq.fe.usp.br/meqvt/disciplina/biblioteca/artigos/arroio_giordan.pdf

Bassani PBS, Lima C, Dalanhol D. Documentação e compartilhamento de atividades de aprendizagem: um estudo sobre repositórios de prática e artefatos de mediação. Revista e-Curriculum. 2016; 14(4): 1423-1453. Available from: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/23819/21874

Bassani PBS, Barbosa DNF, Eltz PT. Práticas pedagógicas com a web 2.0 no ensino fundamental. Esp Pedag. 2013; 20(2): 286-300. http://dx.doi.org/10.5335/rep.2013.3556

Conole G. Capturing practice: the role of mediating artefacts in learning design. In: Lockyer L. Handbook of research on learning design and learning objects. Hersey (PA): IGI Global, 2008. p. 187-207.

Sawyer T, Sierocka-Castaneda A, Chan D, Berg B, Lustik M, Thompson M. The effectiveness of video-assisted debriefing versus oral debriefing alone at improving neonatal resuscitation performance: a randomized trial. Simul Healthc. 2012;7(4): 213-21. http://dx.doi.org/10.1097/SIH.0b013e3182578eae

Skare C, Calisch TE, Saeter E, Rajka T, Boldingh AM, Nakstad B, et al. Implementation and effectiveness of a video-based debriefing programme for neonatal resuscitation. Acta Anaesthesiol Scand. 2018;62(3):394-403. http://dx.doi.org/10.1111/aas.13050

Arruda FT. Elaboração de vídeos médicos educacionais. Rev Bras Educ Med. 2012; 432(3): 431-435. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000500019

Ha E. Attitudes toward Video-Assisted Debriefing after simulation in undergraduate nursing students: an application of Q methodology. Nurse Educ Today. 2014; 6(34): 978–84. https://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2014.01.003

Galdino ETS, Abrantes KNFC. Desafios da monitoria acadêmica: percepção dos alunos monitores e monitorados. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica. 2018;5(1). Available from: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/eedic/article/view/3061

Silva RO, Belo AR. A eficácia da monitoria no processo de aprendizagem visando a permanência do aluno na IES. Rev Inter Pens Cient. 2012; 1(2): 231-238. https://dx.doi.org/10.20951/2446-6778/v1n2a16

Duran D, Vidal V. Tutoria: aprendizagem entre iguais. Porto Alegre: Artmed; 2007.

Lazarini CA, Goulart FC. Integração básico-clínica no internato médico: Psiquiatria e Farmacologia. Rev Bras Educ Med. 2013; 37(3): 343-349. https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022013000300006

Botti SHO, Rego S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Rev Bras Educ Med. 2008; 32(3): 363-373. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022008000300011

Moreira LM, Mennin RHP, Lacaz FAC, Bellini VC. Ligas Acadêmicas e Formação Médica: Estudo Exploratório numa Tradicional Escola de Medicina. Rev Bras Educ Med. 2019; 43(1): 115-125. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n1rb20170141

Publicado

2021-07-12 — Atualizado em 2021-07-16

Como Citar

1.
Costa RR de O, Mata Ádala N de S, Almeida RG dos S, Coutinho VRD, Alves LYM, Mazzo A. Laboratório de habilidades e simulação clínica em época de Covid-19: possibilidades e recomendações práticas. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 16 de julho de 2021 [citado 19 de setembro de 2021];54(1):e177075. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/177075

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)